A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), vai disponibilizar até quatro mil vagas via Programa Universidade Gratuita. O programa do governo do Estado foi implantado no segundo semestre de 2023 e visa fomentar o acesso ao ensino superior dos estudantes que teriam dificuldades para conseguir pagar as mensalidades de um curso de graduação. O Universidade Gratuita é o maior programa estadual de formação superior do Brasil. A intenção do Governo do Estado é investir R$ 1,2 bilhão até 2026, gerando até 70 mil vagas.
“Este é um programa que chegou para revolucionar a educação superior em Santa Catarina. Trata-se de importante estratégia para o desenvolvimento pessoal e social do nosso estado, por meio da educação superior que também impactará em outras áreas. A Universidade Gratuita teve pleno êxito em 2023 e, agora, com mais quatro mil vagas, irá possibilitar o estudo a ainda mais pessoas na nossa Universidade”, enfatiza a reitora da Unesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Bisognin Ceretta, que participou de todo o processo de debate e implementação da iniciativa.
Em contrapartida, os alunos retribuem com 20 horas de trabalho na sua área de formação, para cada mês que estudarem de graça. Isso pode ser durante o curso ou até dois anos depois de se formar. O programa é voltado aos candidatos nascidos em Santa Catarina ou que residem no estado há pelo menos cinco anos, com renda mínima per capita de até oito salários mínimos para Medicina e quatro salários mínimos para os demais cursos. Na página unesc.net/graduação é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um. Mais informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 999 150 433.