Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Voto útil pra quem?

Expressão que ganhou força nos últimos dias tenta concentrar votos

Por Maga Stopassoli 29/09/2022 - 18:11 Atualizado em 29/09/2022 - 18:16

No centro de uma polêmica nacional, o termo “voto útil” vem ganhando força nas discussões políticas, especialmente nesta reta final de campanha. O conceito de voto útil é mais ou menos o seguinte:

“Não gosto do candidato 1, mas gosto menos ainda do candidato 2 e o candidato que eu gostaria de votar não tem chance de se eleger, portanto, vou votar no candidato 1 pois me parece menos pior”.

Ao melhor estilo “segura na mão de Deus e vai” o eleitor tem feito suas escolhas buscando não só eleger o candidato de sua preferência, mas, principalmente, dificultar a eleição daquele que ele não quer ver ocupando cargo público, nem pintado de ouro. Ruim com esse, pior com aquele, bradam na internet e nos grupos de whatsapp.

Na esfera nacional o chamado voto útil foi abraçado em sua maioria pela esquerda. Entre os principais argumentos, defendem que os eleitores de Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Trhonick (União) devem migrar seus votos a Lula (PT), pois projetam que o petista tem chance de ser eleito em 1º turno. E, claro, isso despertou fortes emoções entre os eleitores.

Diga ao povo que sou candidato

A narrativa que parece substituir o movimento #elenão de 2018 não foi abraçada integralmente pelo eleitor, mesmo assim, vem mobilizando militantes, artistas e empresários e provocou reação acalorada de Ciro Gomes (PDT). O candidato a presidente chegou a anunciar que faria um Manifesto à Nação – e fez – para dizer, em resumo, que: “diga ao povo que mantenho a candidatura e, repare bem, parem com esse negócio de voto útil”. Foi uma tentativa de estancar a possível debandada de parte de votos que irá contabilizar no próximo domingo. Segundo o levantamento feito pela Vox Radar, especializada em análise de redes sociais e publicado no site da Revista Valor Econômico, as menções sobre voto útil citando Ciro Gomes e Simone Tebet começaram no fim de agosto e tiveram um aumento expressivo entre os dias 9 e 10 de setembro. Paralelo a isso, Ciro subiu o tom dos ataques a Lula.

Em Santa Catarina essa história vai colar?

Nos últimos dias o eleitor catarinense vem considerando a possibilidade de entrar na onda do voto útil. Abertamente, nenhum candidato ao governo em Santa Catarina abraçou a narrativa a ideia, mas, o movimento começa a crescer por aqui também mesmo a essa altura do jogo, faltando dois dias e algumas horas para o dia da eleição. É possível perceber apoiadores deste ou daquele candidato se mobilizando através das redes sociais para conseguir atrair aquele valoroso eleitor que ainda não se decidiu ou que ainda possa mudar seu voto.

Acima de quaisquer narrativas, o voto deve ser útil mesmo para cada cidadão brasileiro.

 

 

 

 

 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito