Talvez você nem saiba disso, mas existe uma regra bem clara para a receita federal no Brasil e essa regra é: Se você investe o seu dinheiro, precisa fazer declaração anual de imposto de renda.
A regra mais comentada entre os brasileiros quando o assunto é imposto de renda anual é sobre a faixa de declaração, grande parte dos brasileiros não precisa declarar anualmente sua renda porque recebem abaixo do necessário.
Com o crescimento do número de investidores a coisa começa a mudar um pouco, isso porque todo investidor deve declarar seu imposto de renda anual, batendo ou não esse teto.
Isso acontece porque é uma forma de você informar à receita tudo o que você tem feito com o seu dinheiro, mesmo ela já sabendo de tudo.
O imposto de renda para os investidores é algo que tira o sono dos mais novos na bolsa de valores, isso porque existe uma certa complexidade em realizar o procedimento.
Na verdade a palavra correta não é complexidade.
A palavra deveria ser chatisse, porque não é difícil mas é chato.
Durante o ano você vai realizando os movimentos e no começo do ano precisa informar à receita tudo o que foi feito e todo imposto pago.
Você precisa controlar exatamente cada preço médio, cada entrada e cada saída.
Ao final disso tudo você consegue informar ao governo quanto pagou e quanto rendeu cada investimento.
Algumas alternativas para controle do imposto de renda
A mais comum é controlar tudo através das planilhas, o que não é simples ou fácil, mas é acessível.
Você pode deixar salvo todas as notas de corretagem e fazer o uso delas na hora da declaração.
Em uma planilha do Excel você controla dias e movimentos, na hora da declaração basta esclarecer ao governo todos os pontos.
O problema está na burocracia de como fazer tudo isso.
Uma forma mais fácil é o gerenciamento de investimentos em aplicativos e sites externos especialistas nisso.
Eu uso o DOMU.
Nesse caso você consegue ir cadastrando todas as suas compras e vendas, no começo do ano você recebe um documento completo com todos os dados e locais para cadastrar no site da receita, da forma mais fácil possível.
Em alguns minutos a coisa se resolve, isso porque você vai controlando e organizando tudo já durante o ano.
O mais importante é que você investidor precisa entender que deve declarar seus investimentos para não ter problemas com a receita.
O DOMU é uma opção, a planilha também.