O GP da Arábia Saudita mais uma vez começou com a dúvida em relação a segurança do circuito para o bom andamento da prova. Após Mick Schumacher sofrer um acidente pesado no treino classificatório que o tirou da corrida, a equipe Haas decidiu correr com apenas um carro e não restaurar o carro danificado para que outro piloto realizasse a corrida. Sergio Perez marcou a primeira pole position da história do México, um momento marcante na vida do piloto que largou muito bem na primeira colocação, com o companheiro de equipe Max Verstappen assumindo a terceira colocação de Carlos Sainz.
Lewis Hamilton largou de um incômodo décimo sexto lugar enquanto seu companheiro de equipe, George Russel, largou em quinto. A corrida foi bem difícil para o britânico que teve que lidar com congestionamento em um circuito estreito, uma estratégia diferente para tentar alcançar o pelotão da frente e problemas com as bandeiras amarelas (que nesse circuito são quase que obrigatórias).
Sergio Perez vinha fazendo uma boa corrida, largou de pneus médios, criou uma vantagem segura para o segundo colocado Charles Leclerc, até que iria receber o golpe de azar (ou sorte para a Ferrari). Na volta de número 16, Perez parou para trocar os pneus, voltando na quarta colocação atrás de Carlos Sainz, o mexicano iria recuperar a posição quando os três carros da frente também parassem para trocar os pneus. Logo na volta 17, Nicolas Latifi bate o carro da Williams no muro provocando uma bandeira amarela com safety car virtual, e nesse momento os três carros a frente de Sergio Perez aproveitam para trocar os Pneus, o que derrubou a vantagem do mexicano que agora estava em quarto lugar, correndo contra adversários também de pneus novos.
Hamilton iniciou a prova de pneus duros para que permanecesse por mais tempo na pista e assim conquistando posições, após as primeiras paradas já na volta 25, assumiu a quinta colocação, e na volta 37 quando Ricciardo e Alonso abandonam a corrida, viu a chance de trocar os pneus e se manter no pelotão da frente, porém o pit lane fechou por conta da posição em que o carro de Fernando Alonso estava parado. Na volta de número 40, Lewis Hamilton trocou os pneus duros, e caiu para o décimo segundo lugar.
A partir da volta 41 iriámos presenciar belas disputas entre o líder Charles Leclerc e o segundo colocado, Max Verstappen, que até iria conseguir a primeira posição, mas que seria recuperada logo em seguida pelo monegasco Leclerc. A perseguição continuou com os dois disputando cada metro do circuito, cada vácuo e abertura de asa móvel disponível, até que na volta de número 46, Max Verstappen ultrapassa novamente e faz valer a potência do motor Red Bull, que o carregou até a bandeira quadriculada.
Na volta de número 49, outra bandeira amarela com um acidente envolvendo Alex Albon, outro carro da Williams. O Circuito de Jeddah mais uma vez sediou um evento perigoso, com inúmeras pausas, e assim como em 2021 foi salvo pela genialidade dos pilotos que disputaram a ponta da corrida.
O campeonato ganha mais uma promessa de duelo Verstappen x Leclerc, e a esperança de dias melhores para as Mercedes, principalmente com Lewis Hamilton.