É hora de dar as boas-vindas à nova Fórmula 1. O treino classificatório para a primeira etapa do ano no Bahrein, já mostrou sinais de que esse ano a F1 trará um roteiro bem diferente do que foram os últimos 9 anos de domínio total da equipe Mercedes. No último treino livre onde as equipes fazem simulações de voltas rápidas, a Ferrari já dava sinais de que estava forte diante de resultados tímidos da Mercedes e boas exibições do sempre veloz e atual campeão do mundo, Max Verstappen.
Além do bom desempenho ferrarista, outros sinais de que a Ferrari vinha realmente forte eram as boas voltas de suas equipes clientes, como sabemos que a Haas e a Alfa Romeo utilizam o motor Ferrari, o bom desempenho dessas equipes que vêm sofrendo com maus resultados nos últimos anos, já sinalizava esse novo grid se formando. Já no Q1 tivemos as primeiras surpresas da temporada, Kevin Magnussen de volta a equipe Haas figurando facilmente entre os 10 primeiros colocados, e em certos momentos até mesmo na frente das Mercedes. Valtteri Bottas mostrou que permanece em forma, levou a Alfa Romeo ao top 10 deixou para trás a Maclaren, que teve um início decepcionante com Daniel Ricciardo ,que não conseguiu alcançar o Q2 e vai largar do 18° lugar do grid.
A briga estava desenhada entre Max Verstappen e Charles Leclerc, e essa parece ser a sina do piloto holandês de sempre estar em disputa sozinho contra dois carros, assim como foi contra Mercedes, agora encara as ferraris de Leclerc e Sainz. Já no Q3, Max Verstappen utilizou a primeira volta para criar vácuo e ajudar o companheiro de equipe Sergio Perez, e após essa tentativa frustrada, realizou a volta rápida que não foi suficiente para impedir a décima pole position da carreira do monegasco Charles Leclerc.
As Mercedes tiveram um início de temporada bem diferente dos que estavam acostumadas, Hamilton conseguiu um esforçado quinto lugar, a frente do ex- companheiro de equipe Valtteri Bottas que larga na sexta colocação. Início empolgante e que promete muitas disputas pra amanhã durante a corrida, e assim ficou o grid de largada para o GP do Bahrein de 2022.