Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Brasil busca quebrar jejum sobre europeus

Seleção Brasileira não vence europeus em mata-mata há 20 anos

Por Vitor Rizzatti 08/12/2022 - 11:49 Atualizado em 08/12/2022 - 14:36

Nesta sexta-feira (9), Brasil e Croácia se enfrentam no Estádio da Educação, às 12h (horário de Brasília), partida válida pelas quartas de final da Copa do Mundo. No entanto, a Seleção Brasileira precisa quebrar um jejum que dura 20 anos.

Muitos não se lembram, mas a última vez que a seleção canarinho venceu um europeu, foi na conquista do pentacampeonato sobre a Alemanha, em 2002, na Copa do Mundo da Coreia e do Japão. Dessa maneira, vamos relembrar todas as eliminações até aqui.

Copa do Mundo 2006 - Brasil x França (quartas de final)

Naquela ocasião, o Brasil era considerado o grande favorito para vencer a copa da Alemanha. Isso porque o elenco contava com jogadores como Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Adriano entre outros. Entretanto, em uma partida inspirada de Zidane e com gol do atacante Thierry Henry, mandaram a seleção para casa, com um placar de 1 x 0 para os franceses.

Copa do Mundo 2010 - Brasil x Holanda (quartas de final)

Certamente, esta é considerada a pior seleção dos últimos 20 anos. Nesse sentido, o elenco tinha nomes como Kaká, que não tinha mais aquela arrancada, sendo sua marca registrada, um ataque teoricamente pouco eficiente, com Robinho e Luís Fabiano e uma zaga envelhecida como Lúcio e Juan.

Robinho até acendeu as esperanças com um gol logo aos 10' minutos da etapa inicial. No entanto, as falhas do goleiro Júlio César, a expulsão de Felipe Melo, além do show do meia Wesley Sneijder, que marcou dois gols na vitória de 2 x 1, culminaram novamente na eliminação dos brasileiros em uma quartas de final.

Copa do Mundo 2014 - Brasil x Alemanha (semifinal)

Esta foi a primeira copa de Neymar. O atleta que já havia sido contratado pelo Barcelona e estava apresentando um grande futebol, era certamente a principal esperança do futebol brasileiro. Porém, após marcar quatro gols, o ex-jogador do Santos sofreu uma grave lesão na terceira vértebra da coluna lombar, em um lance com o lateral-direito Zúñiga, da Colômbia, nas quartas de final.

Sem dúvidas essa foi uma Copa do Mundo para se esquecer. Isso porque, além da lesão de Neymar, o Brasil levou uma goleada histórica da Alemanha por 7 x 1, que viria ser campeã do mundo pela quarta vez, em uma vitória sobre a Argentina, pelo placar de 1 x 0, na prorrogação.

Copa do Mundo 2018 - Brasil x Bélgica (quartas de final)

A primeira copa da era Tite, foi marcada por uma seleção com grandes expectativas, mas que não rendeu como o esperado. A Seleção Brasileira fez uma modesta campanha na fase de grupos, com vitórias que não convenceram. Portanto, após eliminar o México nas oitavas de final, o Brasil fez o duelo contra a Bélgica, novamente uma seleção europeia no caminho.

Contudo, os brasileiros sofreram dois gols na etapa inicial e marcaram somente aos 76' minutos da segunda parte com Renato Augusto, mas já era tarde, resultando na quarta eliminação no mata mata diante dos europeus.

Por fim, vale destacar que essa é a Seleção Brasileira mais forte desde 2006, que conta com jogadores jovens e talentosos, como Vinicius Junior, Raphinha, Richarlison, Antony, Martinelli, Rodrygo e outros, aliado a experiência de Casemiro, Neymar, Thiago Silva e Marquinhos.

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito