A UEFA, entidade máxima do futebol europeu, aboliu o gol qualificado, aquele fora de casa que vale em dobro. A nova regra levantou um questionamento: se o regulamento atual valesse anteriormente, teria alterado o destino dos títulos? A resposta é não, ao menos a partir de 2016. Desde então, tivemos nove confrontos que foram decididos por conta do regulamento, entre eles duas equipes que chegaram à final da Champions League, Tottenham e Atlético de Madrid, mas não levantaram o caneco.
A exemplo da regra que foi abolida, o Bayern de Munique foi eliminado pelo Atlético de Madrid nas semifinais da Champions League 15/16, independentemente de ter vencido por 2 a 1. Na partida, o time alemão caiu fora pelo único gol sofrido dentro de casa.
O Tottenham em 2019 fez jogos históricos, se beneficiou da regra em duas oportunidades, quartas de final contra o Manchester City de Guardiola e semifinal com o Ajax, após estar perdendo pelo placar de 2x0 e virar para 3x2 com três gols do brasileiro Lucas.
Em 2020, por conta da pandemia, as decisões foram em jogo único e estádio neutro.
Na última temporada, o Chelsea foi campeão pela segunda vez.
A volta da Champions League nesta semana começa com quatro duelos. Nesta terça, 8, na Alemanha, o Bayern de Munique recebe o Red Bull Salzburg pelo jogo de volta das oitavas de final, na ida o placar foi 1x1. No mesmo horário, às 17h, a Inter de Milão vai até a Inglaterra enfrentar o Liverpool em busca de um milagre, já que perdeu na Itália por 2x0. No dia seguinte, o confronto mais esperado acontece entre Real Madrid e PSG e finaliza com outro jogo praticamente decidido entre City e Sporting. Os quatro clubes terão que lidar com uma nova regra na competição. Na soma dos placares agregados de ida e volta os jogos irão para a prorrogação, e mantendo o empate, a disputa será decidida nos pênaltis. A regra vale pra todas competições europeias comandas pela UEFA, como a Liga Europa, e até competições de base. O técnico Simeone, justamente da equipe de Madrid, pediu a UEFA que revisassem o pedido de muitos jogadores e comissões técnicas com o fim do gol fora de casa. Nesse contexto, com os gols somados os jogos serão decididos de uma forma mais justa e benéfica para todos