Já estão em fase de avaliação os 54 trabalhos inscritos na 4ª Coletiva de Artistas do Sul. As inscrições, finalizadas na última sexta-feira, 7, envolveram artistas de 16 municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). O projeto é apresentado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e pela Unesc, que objetiva realizar exposição coletiva de dez trabalhos selecionados no Espaço Cultural "Toque de Arte" Unesc, com o tema Patrimônio Cultural Catarinense.
Para Amalhene Baesso Reddig, coordenadora do Setor Arte e Cultura da Universidade, atuar com projetos culturais faz parte da política institucional, de extensão e de cultura da Universidade. "Questões que têm a ver com perceber e acolher o entorno visando oportunizar os fazedores de cultura, qualificando o vasto campo cultural e também turístico da região", destaca.
Conforme a coordenadora, ao findar o período de inscrições, já com a comissão de avaliação e curadoria definida, os projetos passam a ser avaliados para a escolha de dez que irão compor a exposição coletiva.
O resultado, para a diretora de Extensão de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, já é considerado sucesso, tamanha repercussão nas inscrições. "Estamos muito felizes com o andamento do projeto desenvolvido pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc que visa o fortalecimento da arte, da cultura e das ações extensionistas. Ao mesmo tempo em que incentiva e valoriza os artistas da região, disponibilizará suas obras no Acervo Artístico e Cultural da instituição. É uma honra ressaltarmos a significância da cultura em nossas vidas, ainda mais em tempos como estes, pelos quais estamos passando em pandemia", destaca.
As propostas artísticas selecionadas serão divulgadas no site da IV Coletiva de Artistas do Sul no dia 14 de maio de 2021.