Um dos mais antigos e populares espaços de convivência pública de Criciúma, que começou a ser estruturada nos anos 40 e ganhou urbanização na década de 60, na gestão do prefeito Ruy Hülse, a Praça do Congresso carece de melhorias. Algo tão óbvio que a Administração Municipal vem projetando investimentos.
"A segurança precisa ser melhorada", advertiu Paulo Henrique, morador em Criciúma há 35 anos. Frequentador assíduo, ele costuma levar as duas filhas para brincar na praça. "Tem usuários de drogas que vêm aqui para consumir", advertiu. "Não adianta colocar um cercado pequeno que qualquer pessoa tem facilidade de pular", observou, referindo a cerca baixa que contorna tanto o lago quando a pracinha das crianças. "O lago, por exemplo, está poluído faz muito tempo e precisa de limpeza", completou.
Pela localização, a Praça do Congresso é ponto de tráfego permanente de pedestres. Vizinha do Colégio São Bento, tem nos jovens, durante o dia, um público cativo. Mas à noite é que estão os problemas maiores em relação à insegurança. Quem por ali passa pontua que, além dos usuários de drogas, há outros grupos que eventualmente promovem desordens. Assim foi na época de Natal, quando a decoração atacou sendo alvo de vandalismo.
"Depois das dez da noite, muitos adolescentes se aproveitam da pouca movimentação, picham os monumentos e quebram os brinquedos", lamentou Maria Cristina, 51 anos, outra que faz uso frequente da praça. "Acredito que falta uma atenção da prefeitura", completou. Entre os pontos pichados estão o monumento de Anibal Alves Costa, instalado em 1952, e do ex-prefeito Aldo Addas Faraco, colocado em 1984.
Daí, surgem as reclamações referentes ao playground, carente de manutenção, bem como os espaços para caminhadas, com os passeios precisando de revitalização. Há ainda uma academia ao ar livre que tem bom uso pela comunidade da região.
A intenção inicial da prefeitura era iniciar uma reforma antes do Natal, em dezembro. Porém, a pedido da CDL Criciúma a intervenção foi brecada, no aguardo de um melhor momento. O Executivo Municipal já reconheceu que uma das intenções, além de uma grande revitalização, é cercar a praça, expediente que ainda não alcança unanimidade na cidade. Enquanto isso, melhorias seguem sendo cada vez mais necessárias.
(Texto de Vitor Rizzatti com supervisão de Denis Luciano)