"O alcance do impacto social é incalculável e representa o quanto o Sul catarinense se desenvolveu ao longo dos anos. Para onde você olhar, está a Unesc", destaca a reitora Luciane Bisognin Ceretta. Essa frase sintetiza a missão da Universidade: ser um agente de transformação social, promovendo cidadania e soluções inovadoras.
Desde sua criação como Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), fruto de uma reivindicação da própria comunidade, a Unesc mantém sua essência comunitária. "A Extensão é a dimensão acadêmica que demarca nossa relação com a sociedade. Nossa trajetória já nasceu conectada a este contexto, pois foi a própria comunidade que nos originou", relembra a reitora.
Em 2024, a Unesc beneficiou quase 11 mil pessoas por meio de suas ações e projetos de Extensão. Com mais de 200 projetos em andamento e a participação ativa de 290 acadêmicos bolsistas, a Universidade Comunitária continua sendo um elo fundamental entre o conhecimento acadêmico e as necessidades das comunidades do Sul de Santa Catarina.
A força da Extensão
Os projetos de Extensão da Unesc estão presentes em quase todos municípios do Sul de Santa Catarina e bairros de Criciúma. "Essa sinergia e o diálogo constante com a comunidade nos permitem mapear necessidades locais, trazê-las para dentro da Universidade e transformá-las em iniciativas que mudam vidas", complementa a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Sheila Martignago Saleh.
A Extensão Universitária é um dos três pilares que sustentam a excelência da Unesc, ao lado do Ensino e da Pesquisa. A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação, Gisele Coelho Lopes, destaca o papel dessa dimensão.
"É uma dimensão acadêmica potente e reveladora. Ela conecta os estudantes à realidade e aos desafios de sua área de atuação, possibilitando uma formação integral, que vai além da técnica, envolvendo o humano e o social", sublinha Gisele.
Transformação pela prática
A Graduação Multi da Unesc integra Ensino, Pesquisa e Extensão de forma prática, colocando o estudante no centro da experiência acadêmica. "Nosso compromisso é com uma formação humana, técnica e comportamental", ressalta Gisele. Essa abordagem permite que o conhecimento adquirido em sala de aula seja aplicado diretamente na solução de desafios reais, por meio de projetos de Extensão curricularizados. São projetos elaborados pelos cursos que estão conectados diretamente com as disciplinas da graduação, envolvendo todos os alunos da Universidade.
"A presença da Unesc no Sul catarinense vai muito além de seus muros. Ela está nos projetos sociais, na saúde, na cultura, no desenvolvimento econômico e na educação", finaliza Sheila.
Coroação
Em 2024, a Unesc mais uma vez oportunizou à comunidade a participação na Escola de Lideranças Comunitárias, grande projeto de Extensão, que certificou 110 formandos em cerimônias marcadas por emoção, orgulho e compromisso. Fruto da parceria entre a Universidade e as Associações de Moradores de Criciúma (UABC) e Içara (UACI), a iniciativa coroou, em Criciúma e Içara, um ano de aprendizado, destacando o papel essencial da educação na formação de líderes engajados e preparados para transformar suas comunidades.
A Escola de Lideranças Comunitárias visa também fornecer aos líderes comunitários ferramentas e conhecimentos relevantes para abordar questões fundamentais das comunidades onde residem. Por meio dos encontros, os participantes têm a oportunidade de aprofundar o entendimento de diferentes questões da sociedade e fortalecer as habilidades de liderança.
Esse projeto idealizado e executado pela Unesc, tem por objetivo, desenvolver junto às lideranças comunitárias e sociais mediante a capacitação, a cidadania e seu empoderamento. As temáticas visam capacitar esses líderes a uma melhor compreensão das políticas públicas e o papel desse público, bem como proporcionar ferramentas para gestão de resultados positivos para as comunidades e instituições em parceria com o poder público.