Era meados da década de 1990 quando uma viatura da Polícia Militar, denominada ‘1051’, ficou conhecida e ganhou as ruas de Criciúma. O modelo era GM Veraneio D20 Custom que, inicialmente, serviu de transporte para os policiais militares na antiga 3ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Militar.
Anos mais tarde, a viatura acabou virando nome de uma danceteria. “Muitos jovens foram lá na discoteca e ela nas vinhetas das rádios, meados dos anos 2000, ela dizia 1051, essa noite já pegou você, na verdade, uma alusão à viatura 1051 da Polícia Militar, que já tinha prendido aí meliantes nas ruas de Criciúma”, conta o comandante da 6º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), coronel Cristian Dimitri Andrade.
Ainda na década de 90, o Grupo de Apoio à Rádio e Patrulha (Garpa) - isto é, guarnição reforçada - uma equipe de policiais militares realizavam patrulhamento motorizado na icônica viatura 1051. Logo depois, surgiu o Grupo de Ações Táticas (GAT) sob o comando do primeiro tenente Sandro Miranda. Posteriormente, mudou o nome para Grupo de Operações Especiais (GOI) e, no ano 2000, mudou de GOI para POI, Pelotão de Operações Especiais.
“A viatura 1051 continuava com o mesmo nome, já os nomes dos grupos táticos da Polícia Militar iam mudando ao longo do tempo. Tanto que, no ano de 2001, a nomenclatura mudou para GRT e o Grupo de Resposta Tática continuou usando a 1051 pelas ruas de Criciúma, causando bastante surpresa pelos agentes infratores, um temor deles, porque a viatura tinha um ronco especial e, na calada da noite, ela acabava pegando muitos flagrantes, muitos criminosos já andaram embarcados na caixa da viatura 1051”, comenta Dimitri.
De acordo com o comandante, com o passar dos anos, a viatura foi perdendo a sua utilização e, em 2005 foi descarregada para a diretoria de apoio logístico. Há aproximadamente quatro anos, o comandante do 9° BPM, à época coronel Fraga, conseguiu resgatar o prefixo para uma viatura mais nova, a Nissan Frontier.
“Essa Nissan Frontier permaneceu por mais dois anos, depois ela foi descarregada por conta de um acidente de trânsito e agora, neste comando regional que eu sou comandante, depois de um ano, estou deixando o comando da região e quis presentear o efetivo pela produtividade do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT)”, enfatiza Dimitri.
Como um resgate histórico, foi entregue nesta quarta-feira (26) as chaves da viatura GM, General Motors Chevrolet Trailblazer 2020, que tem a numeração 1051, ao Pelotão de Patrulhamento Tático de Criciúma. O veículo suporta de quatro a cinco operadores do grupo tático e estará à disposição da CPT para realizar o policiamento em áreas de vulnerabilidade, apoiar viaturas da rádio patrulha e participar de operações.