Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

A mobilidade intermodal como foco do Fórum Içara do Amanhã

Evento está marcado para o dia 11 de outubro, em um município que cresce 15% ao ano

Por Erik Behenck Içara - SC, 30/09/2019 - 08:25

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Vem aí o Fórum Içara do Amanhã, no dia 11 de outubro. A Rádio Som Maior, o Tribuna de Notícias e a Unesc vão proporcionar palestras voltadas para a mobilidade, dando destaque para a malha viária da cidade. Conforme o prefeito Murialdo Gastaldon, Içara apresenta crescimento bem acima da média, mas para manter é preciso de planejamento.

“Nós estamos crescendo 15% ao ano, e isso vem aumentando a cada ano, tudo indica que vamos ampliar essa margem, acima da margem da região, do estado e muito acima do nível nacional. Esse crescimento de Içara faz com que algumas situações causem questionamentos, sobretudo na infraestrutura. Queremos identificar os principais vetores para impulsionar ainda mais”, comentou.

Assim como nas outras edições, a Unesc estará presente oferecendo tecnologia que transformará os dados enviados pelos presentes em gráficos que poderão ser analisados e se tornarem alternativas para as questões apresentadas. Conforme a reitora Luciane Ceretta, este é o papel da Universidade, se inserindo cada vez mais nos municípios.

“Eu não tenho dúvida de que o fórum de Içara vai ter resultados importantes para o municio. Há outros tantos municípios que estão na nossa margem para dar a continuidade nos trabalhos, em relação a Içara, já temos uma equipe e um aparato tecnológico, para que durante o fórum, o que for solicitado já seja apresentado em tempo real”, disse.

Segundo Murialdo, Içara funciona como a porta de entrada para a Amrec, já que lá está a ligação entre a BR-101 e a Via Rápida, então não podem acontecer gargalos que possam comprometer a economia. E citou como exemplo a Rodovia Paulino Búrigo, que teve a revitalização entregue no fim de 2018 e desde então vem recebendo a instalação de empresas nas margens.

“Içara tem hoje na sua malha viária a Ferrovia Tereza Cristina, cortando no sentido Norte/Sul. Ela pode ser um potencial para a cidade ou então gerar dificuldades. Em Santa Catarina, 5% da BR-101 está em Içara. Elas podem impulsionar o município ou criar gargalos. É isso que queremos debater, a mobilização intermodal”, concluiu.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito