Como lidar com o tema Covid-19 de uma forma lúdica e leve? Essa foi a questão solicitada pela direção da Escola Demétrio Bettiol para a professora de Artes Suelen Guessi Mendes. O trabalho iniciou durante o regime especial de atividades escolares não presenciais e teve como objetivo principal ressaltar os cuidados necessários para evitar a propagação do novo coronavírus. A professora propôs aos alunos do primeiro e do segundo ano do ensino fundamental a releitura de obras de artes que eles se identificassem, com o uso de um assessório que se tornou obrigatório nesses tempos de pandemia: a máscara.
Durante as aulas on-line, os estudantes conheceram as clássicas obras como a Monalisa, de Leonardo da Vinci; as obras de Van Gogh; O Grito, do norueguês Edvard Munch e posteriormente realizaram a atividade proposta, com o auxílio dos familiares. Segundo a professora os estudantes escolheram uma imagem de obra de arte para fazer a releitura, a qual deveriam ser fotografados e com o uso de máscara. “Fiquei surpresa com a empolgação de todos, os estudantes usaram maquiagem e roupas parecidas com a obra, cuidando de detalhes que fizeram toda a diferença”, descreveu a professora.
Miguel, seis anos, que é aluno do primeiro ano optou pela obra “O Grito”, segundo a mãe, depois da escolha, foram em busca de um lugar para fazer a foto. “Foi bem divertido, algo diferente dos outros trabalhos que já fizemos”, relatou Ketlyn Sorato, mãe do Miguel.
Além de obras de artes famosas, muitos optaram por fazer releitura de animações famosas, como Homem-Aranha e Ladybug. Já a filha de Marcia Fraga, que tem oito anos, escolheu “The Jester” (“O bobo da corte”) do artista holandês, Judith Leyster Dutch. “Minha filha gosta de violão, por isso escolhemos esta obra”, revelou.