O fortalecimento de marcas e a importância da reputação e da cultura para a manutenção dos negócios nortearam uma talk entre três empresários na tarde nessa quinta-feira, dia 24, no Empreende SC, em Criciúma. O evento é um dos maiores sobre inovação e negócios do Sul Catarinense. A conversa foi mediada pela jornalista e empresária Andressa Fabris, da Alfa Comunicação e Conteúdo, com a participação de Leandro Buciani, diretor executivo do Grupo Jorge Zanatta e Gabriel Damiani, Gerente de Atacado Multimarcas da Damyller.
“A reputação de uma marca é como se fosse uma casa que se constrói tijolo por tijolo, com muito cuidado e por muitos anos. Mas, às vezes, uma pequena ação equivocada faz essa casa vir abaixo. Por isso, é preciso muito cuidado, um olhar sempre atento a tudo o que acontece e muita transparência na comunicação”, ensina Andressa.
Para o CEO do Grupo Jorge Zanatta, a reputação tem ligação direta com os valores e a cultura da empresa. “Tem uma frase que diz que ‘a cultura come a estratégia no café da manhã’. Toda empresa tem uma cultura, mesmo que a direção acredite que não. Por isso, é fundamental entender qual cultura se quer ter, e começar a construi-la de maneira muito clara. No Grupo Jorge Zanatta fazemos isso com muita atenção e entendendo que todas as pessoas da equipe são representantes da nossa marca”, destaca.
Na Damyller, valores e reputação também andam lado a lado. “Por sermos uma indústria de moda, temos muito contato com influenciadores do Brasil todo. Mas dentro da nossa equipe de marketing temos um setor que é responsável por avaliar o perfil do influenciador que queremos contratar e observar se os valores dele estão alinhados com os nossos, uma indústria com mais de 40 anos de mercado. E isso vale também na hora de contratar ou manter um colaborador na equipe. Se o que ele faz, ainda que fora da empresa, não condiz com os valores que são primordiais pra Damyller, não faz sentido que ele seja parte da empresa”, avalia Damiani.
Cultura e reputação também para atrair colaboradores
Com a dificuldade de contratação e retenção de talentos vivida pela maioria das empresas do Brasil, ter uma boa reputação também ajuda a atrair bons colaboradores. “A cultura reverbera por tudo, até na hora de um churrasco em família que alguém comenta como é bom trabalhar em determinada empresa. E isso vai sendo replicado, como o marketing boca a boca. Assim como esse tipo de fala ajuda na hora da venda, também ajuda na hora de contratar bons profissionais que enxerguem na empresa um bom lugar para se trabalhar”, destaca Gabriel Damiani. Hoje, a Damyller tem dois mil colaboradores atuando em 25 estados do Brasil. “Propagar nossos valores e cultura a tantos lugares diferentes é um desafio. Mas é nosso objetivo e no pós-pandemia a internet tem nos auxiliado muito”, acrescenta.
No Grupo Jorge Zanatta, com a Imbralit e a Canguru Embalagens, os desafios também são constantes. “Por isso contamos com a assessoria de imprensa, a comunicação interna e também muito com o nosso RH que é o guardião da cultura da empresa”, destaca Buciani.