O secretário de Saúde de Santa Catarina, Diogo Demarchi, afirmou em entrevista ao programa Adelor Lessa desta segunda-feira (15) que a tendência é que seja realizado mais de quatro mil cirurgias nos pacientes que residem em Criciúma.
“No ano de 2023, no total de todas as especialidades cirúrgicas que querem internação para o procedimento, nós fizemos 3.732 cirurgias. Em 2022, foram 2.500. Em 2024, nós já executamos mais de duas mil cirurgias”, disse Demarchi.
Segundo o secretário, a fila de cirurgias de ortopedia são um grande desafio. “Os pacientes mais antigos nós conseguimos encaminhar e agora nós temos um maior desafio que, independente do qualitativo que aguarda, a gente dá um tempo digno entre a espera e a execução do procedimento cirúrgico, abordando cada situação em cada uma das especialidades”, comentou o secretário.
Conforme Demarchi, desde o início do governo, houve um aumento de 183 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (Uti) em Santa Catarina. “Nós temos uma previsão de incorporar e chegar até dezembro, um total de 260 de UTI”, destacou.
Leia mais
Blog Maga Stopassoli - Secretário da Saúde de Santa Catarina reage ao que disse pré-candidato Vaguinho sobre filas na saúde
Filas cirúrgicas: secretário de Saúde de Criciúma responde nota da SES
Escute a entrevista completa: