Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Abadeus promove imersão no mundo do empreendedorismo em Criciúma

Rodada de Negócios do Centro de Inovação Social (Cisa) aconteceu no fim de semana

Por Redação Criciúma, SC, 07/11/2022 - 14:28
Foto: Richard Vieira/ NZBT Comunicação
Foto: Richard Vieira/ NZBT Comunicação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um grupo diverso de jovens, empresários e pequenos empreendedores participaram de uma imersão no mundo do empreendedorismo e inovação social, por meio de uma rodada de negócios, em Criciúma. O evento aconteceu no último sábado (5) e contou com uma exposição e painel de negócios, além de um game empreendedor. A programação foi organizada pelo Centro de Inovação Social da Abadeus (Cisa).

A iniciativa fez parte do projeto Jornada Comunidades Empreendedoras e Inovadoras, desenvolvido pela Abadeus junto à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), e é uma das diversas ações que a instituição está realizando ao longo deste ano para fomentar o ecossistema de empreendedorismo e inovação social em Criciúma.

"Esta rodada serviu para ampliarmos esse trabalho, para que os negócios da comunidade tivessem a possibilidade de expor os seus produtos e serviços, criar networking, fazer parceiros, buscar soluções. E, claro, trazer toda a comunidade para esse ambiente", comenta o gestor de inovação da Abadeus, Maicon Jung Canever.

A exposição contou com a presença da Ld Esfiharia, Docelis Brownie, Brownieria da Mari, Mulheres Abadeus, entre outros, todos envolvidos com o trabalho do Cisa Abadeus. A LD Esfiharia, por exemplo, está encubada no Cocreation Lab, um programa que transforma ideias criativas em planos de negócio e é desenvolvido pela instituição, em parceria com o Sebrae/SC e a TXM Methods.

"Em 2020, na pandemia, paramos o nosso negócio. Agora retornamos e estamos buscando conhecimento para aprimorá-lo e garantir um crescimento saudável. E este momento foi muito importante, principalmente, para fazermos contatos", diz Letícia Nunes, que administra o negócio ao lado do marido Diego Leite.

Game Empreendedor

Durante o evento, os participantes também puderam se desafiar no workshop Game Empreendedor. A atividade fez com que os participantes aprendessem de maneira descontraída como é criar um negócio do zero, lidando com as adversidades do ambiente externo e desenvolvendo habilidades empreendedoras. Os participantes com o melhor desempenho ganharam ingressos para o Startup Weekend Araranguá, que acontece de 18 a 20 de novembro.

Painel de negócios

Além do workshop e exposição de negócios, o Cisa Abadeus reuniu quatro nomes conhecidos na região na área de inovação para um painel. Entre eles, Helton Marinho, CEO e um dos fundadores da NinSaúde. "É fundamental o empreendedor que passa por todos os processos contribuir de alguma forma para que outros não passe pelas mesmas dificuldades. Então, é um processo de aprendizagem. Assim como outras pessoas fizeram isso por mim lá no passado, quero fazer para o próximo", relata.

Também participaram do painel a co fundadora e pesquisadora da DNPrime Cerâmicas Avançadas, Daiara Silva; sócio e cofundador da TW Sistemas e CEO e fundador da startup Team Move, Fabrício Biava Pais, e CEO e fundador da Ascensão Traders e DottCoin, Diego Fermiano.

"Muitas vezes os negócios da comunidade que estão na fase inicial, não tem acesso a empreendedores mais experientes, e quando aproximamos essa grande empresa que já passou por vários estágios, essa troca é fundamental, porque traz novas perspectivas ao pequeno empreendedor. Mostramos que o sonho do empreendedorismo é possível, que tem muitas dificuldades, e que passar por essas etapas é necessário para o crescimento", afirma Maicon.

Comunidades Empreendedoras e Inovadoras

O projeto da Abadeus foi um dos 20 contemplados em Santa Catarina, em 2021, pela Fapesc. A iniciativa já realizou diversas ações para desenvolver a cultura de empreendedorismo e inovação dentro das comunidades, gerando impacto social e empoderamento e promovendo a integração do ecossistema de inovação e empreendedorismo local.

"Já tivemos, por exemplo, capacitações com os empreendedores selecionados, consultorias em parceria com o Sebrae. Elaboramos a rodada de negócios, tivemos a feira de empreendedorismo com mais de 50 jovens participando.  Realizamos ainda duas edições do café com inovação com a imprensa local", revela Maicon.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito