Os acadêmicos do curso de Administração da UniSatc receberam um desafio. Criar uma empresa viável e alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Desafio ESG foi proposto há menos de 20 dias e já resultou em boas ideias. Fator motivador dos estudantes foi o prêmio. Quem vencer vai para o Vale do Silício, na Califórnia (EUA).
As iniciativas foram apresentadas na noite desta quarta-feira (6) para uma banca externa. Três acadêmicos chegaram nessa fase. Lidiane Viscari Machado trouxe a proposta da E-Spectare, uma plataforma para conectar leitores de livros e escritores. Já Matheus Apolinário Nazário mostrou a iniciativa da Soft Wash, empresa de lavação de carro a seco. O terceiro a apresentar foi Luan Patrício Fraga, que apresentou a aH Connect, uma plataforma que vai contribuir para empresas e pessoas que trabalham em home-office.
Os alunos tiveram que criar uma empresa que fosse economicamente viável. Além disso, ela também precisava estar alinhada com os ODS e observar as práticas de ESG como estratégia e atuação na organização.
A banca de jurados foi composta por convidados externos. Participaram André Dalsasso, das Empresas Rio Deserto, João Librelato, da Librelato, Camila Gaspodini Tachinski, da Imbralit, e Eduardo Prestes, da NSC TV. Eles puderam avaliar por completo a proposta dos acadêmicos, que trouxe o modelo de negócio, concorrências, análise de mercado, proposta financeira e diferenciais.
"Eles são vencedores, porque tiveram pouco tempo para montar e apresentar suas propostas", ressaltou a coordenadora de Administração, Katiane Stolk. O vencedor, que ganha a viagem para o Vale do Silício e uma participação no curso e imersão no Master Valley, com Anderson Godz, será conhecido em agosto.
Conforme Katiane, o nome será divulgado pelo próprio Godz que virá a UniSatc para entregar o prêmio no dia 2 de agosto. No roteiro na Califórnia estão visitas a Apple Park, Google, Linkedin, Stanford University, além de outras startups.