Os acadêmicos da 2ª fase do curso de Jornalismo da Faculdade Satc produziram um Guia de Fontes para profissionais da área da Comunicação. A proposta é trazer nomes de lideranças, algumas anônimas e outras conhecidas, que atuam em movimentos comunitários, sociais e de direitos humanos.
O projeto foi desenvolvido pela turma durante o segundo semestre de 2019, unindo conhecimentos das disciplinas de Técnicas de Reportagem e Entrevista e Teorias do Jornalismo. A proposta é construir um guia de fontes para jornalistas, trazendo opções para que os profissionais não fiquem dependentes de fontes oficiais tendo novas opções de entrevistados. “Devido à correria do dia a dia, acabamos ficando somente nas fontes oficiais, por isso a ideia de buscar outras pessoas que estão envolvidas nesse meio e tem propriedade pra falar. Esse projeto auxilia os jornalistas”, ressalta a acadêmica da 2ª fase de Jornalismo Maria Henrique Leandro.
O lançamento do Guia, que está disponível online no endereço www.portalsatc.com (veja o link aqui: https://web.satc.edu.br/2019/11/jornalismo-satc-lanca-guia-de-fontes-a-imprensa/), foi lançado durante o evento Mídia Talks, que contou com a participação do professor e jornalista Rogério Christofoletti.
Para produzir o material, os estudantes conversaram e conseguiram a autorização de 61 fontes, de 17 cidades diferentes, que estão publicadas. São pessoas e entidades que possuem envolvimento com os segmentos sociais, fazendo um trabalho diferenciado nos locais onde residem.