O mês de junho é um marco significativo para a Associação Empresarial de Criciúma (Acic), que celebra seus 80 anos de existência. A Acic nasceu do desejo de impactar profundamente a vida das pessoas e de toda a sociedade. Esse caminho de sucesso exigiu dedicação, voluntariado, resiliência, força e, acima de tudo, respeito pelas pessoas.
"Este é um momento importante para reconhecermos, honrarmos e valorizarmos todas as pessoas que fizeram e fazem parte desta história", destaca o presidente da Acic, Valcir José Zanette.
"Sinto-me honrado em presidir esta associação durante um período tão especial e significativo. Somos uma entidade que se renova constantemente, inova diariamente e enfrenta os desafios. Isso nos faz ser reconhecidos com grande credibilidade pela comunidade, desempenhando um papel vital no desenvolvimento socioeconômico de Criciúma e da região Sul", acrescenta.
A história da Acic também se entrelaça com a história da cidade. Dos 144 anos de Criciúma, a Acic participa em 80 deles, mostrando a união fundamental entre essas grandes trajetórias.
Valores
Ao longo de sua jornada, a Acic se fundamentou em valores como representatividade, credibilidade, apoio, respeito e coletividade. "Somos uma associação que representa, acima de tudo, as pessoas. A representatividade é a ação que leva as reivindicações aos lugares certos e que se nutre e cresce no espírito coletivo", pontua Zanette.
Foi com o empenho de presidentes, diretores e associados que pautas imprescindíveis para a região saíram do papel e continuam sempre presentes na agenda da entidade.
Programação especial
Durante todo o ano, a Acic realizará uma série de eventos para celebrar suas oito décadas de desafios e conquistas coletivas. A programação especial começa no dia 18 de junho, data de fundação da entidade, com um concerto da Camerata di Venezia, reunindo associados, lideranças e comunidade. Além disso, a agenda inclui exposições, homenagens, reconhecimentos, eventos culturais, uma edição especial da Revista Liderança Empresarial, com conteúdo dedicado à história da Acic, e palestras.
Atualmente, a Acic conta com mais de 2 mil associados, de microempreendedores individuais a empresas de grande porte e profissionais, que atuam nos setores da indústria, do comércio e de serviços.
A fundação da Acic
O relógio marcava 10 horas quando um grupo de lideranças políticas e comerciantes de Criciúma se reuniu no Salão do Cine Rovaris, na Praça Nereu Ramos, Centro da Cidade. Era 18 de junho de 1944 e, sob o comando do prefeito Elias Angeloni, nascia a Associação Comercial de Cresciúma. Naquela manhã foi lido e aprovado o estatuto da entidade, assim como aclamados os membros da primeira diretoria, que teve como presidente Antônio Roque Júnior.