Após três anos sem promover o concurso em razão da pandemia, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) retoma a realização de um dos seus principais projetos, o Prêmio Acic de Matemática – PAM. Na sétima edição, a premiação envolverá estudantes do quinto ao nono ano de escolas municipais e estaduais da região, com o intuito de incentivar e valorizar a aprendizagem e o ensino da Matemática.
O evento de lançamento ocorrerá nesta quinta-feira (4), às 10h, na sede da entidade, com a presença de prefeitos, professores, diretores e coordenadores pedagógicos e secretários municipais de Educação dos municípios da Região Carbonífera, além da cidade de Maracajá, no Extremo Sul.
"O Prêmio Acic de Matemática é uma oportunidade para descobrirmos novos talentos, direcionando os investimentos para o futuro. Ao longo desses anos, o concurso tem sido um divisor de águas, não só no estudo da disciplina de Matemática para milhares de estudantes da nossa região, mas oportunizando o desenvolvimento de habilidades, que possam contribuir para um futuro brilhante. Acreditamos ainda, que com esse projeto estamos enfatizando o conhecimento como base para a inovação da região Sul", enaltece o presidente da Acic, Valcir José Zanette.
A educação tem sido uma forte bandeira da entidade empresarial, que nos últimos anos lançou diversos projetos voltados a essa área. Entre os eixos de atuação da gestão atual está justamente a educação, com diversos movimentos para melhorar a qualidade do ensino na região.
A coordenadora do Prêmio Acic de Matemática, professora Marlene Pires, ressalta a importância da iniciativa da associação. "É um trabalho muito relevante para o ensino, que tem mobilizado os estudantes, professores, gestores e pais para perceber a importância da Matemática e do investimento em educação para a formação das novas gerações. Como contribuição para o ensino e valorização dos professores será oferecido formação nesta área, ministrada por professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Estamos muito felizes com a retomada do projeto neste ano", enfatiza.
Detalhes da premiação
No evento desta quinta-feira, serão apresentadas as etapas contidas no regulamento oficial do prêmio. O PAM é realizado em duas etapas, sendo a primeira uma prova com questões de múltipla escolha e a segunda etapa com questões discursivas. Os estudantes finalistas receberão medalhas de ouro, prata e bronze e mais certificados. As escolas e professores também receberão certificados de Honra ao Mérito.
As provas são elaboradas e corrigidas pela Instituição Técnica Conveniada, formada por professores especialistas na área de Matemática, vinculados à UFSC e ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
Sexta edição do prêmio
Em 2019, em sua sexta edição, o Prêmio Acic de Matemática contou com a participação de mais de 17,5 mil alunos do Ensino Fundamental de escolas de Criciúma, Siderópolis, Içara, Cocal do Sul, Nova Veneza, Balneário Rincão, Forquilhinha e Maracajá.