A preparação de profissionais e organizações para se desenvolver, ganhar mercado, se consolidar e garantir a longevidade nos negócios passa pela capacitação. Por conta disso, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) investe no fortalecimento desse setor, para oferecer cursos em diferentes áreas do conhecimento, alinhados às demandas de pessoas e empresas.
"A Acic se tornou uma referência na região e no Estado na educação corporativa, pela credibilidade, pela qualificação e escolha dos facilitadores que conduzem as capacitações. Também pela estrutura física que a entidade disponibiliza", enaltece o presidente da Associação, Valcir José Zanette.
Ele destaca ainda a diversidade de temas abordados e o público que as capacitações agregam, desde o tático operacional até a alta gestão de empresas. Cursos, formações, workshops, palestras, entre outras atividades, são ofertados à comunidade em geral e aos associados, sendo que o segundo grupo conta com vantagens exclusivas.
Para o primeiro trimestre de 2025, a programação já está definida, prevendo a realização de mais de 30 capacitações entre janeiro e março, em áreas como gestão de pessoas, contábil/fiscal, comercial, liderança, produção, financeiro, comportamental, logística e suprimentos, gestão/administração e gestão da qualidade.
As inscrições já estão disponíveis em acicri.com.br/cursos, onde também é possível consultar a agenda completa.
Mercado competitivo
"Para se sobressair em um mercado cada vez mais competitivo, os profissionais e as empresas precisam estar em constante aperfeiçoamento, seja buscando conhecimentos específicos, novas técnicas ou ferramentas que possam potencializar o seu desempenho. Alinhada a essa demanda, a Acic oferece ao longo do ano uma extensa e diversificada programação de capacitações", reforça a diretora executiva da entidade, Maria Julita Volpato Gomes.
Em média, 1,2 mil pessoas são capacitadas por ano e mais de 100 cursos são realizados pela Acic. "Ao oportunizar as capacitações aos seus colaboradores, as organizações fortalecem o engajamento da equipe, o que reflete em diminuição da rotatividade, aumento na produtividade e melhoria nos processos", completa o presidente da entidade.
Programação
Janeiro
21, 22 e 23/01 - Entrevista e Seleção por Competência
21, 22 e 23/01 - Emissão de Nota Fiscal Eletrônica
23/01 - Inside Sales - Estruturando as Vendas internas
27/01 - Práticas e Oportunidades de Liderança de Alta Performance
28, 29 e 30/01- Líder de Produção
28 e 29/01 - Análise de Crédito e Redução de Inadimplência
28 e 29/01 - Abordagem Estratégica e Prospecção: Conectando, Convencendo e Vendendo
28 e 29/01 - Alta Performance em Vendas
Fevereiro
04 e 05 /02 - Inteligência Emocional para Líderes
04, 05 e 06/02 - PPCP: Planejamento, Programação e Controle da Produção
04 e 06, 11 e 13/02 - Prática de Oratória
11, 12 e 13/02 - Faturamento com Análise Fiscal
11, 12 e 13/02 - DRE: Demonstrativo do Resultado de Exercício
12 e 13/02 - Atendimento e Suporte ao Usuário
17 e 18/02 - Técnicas de Comunicação e Negociação em Compras
19 e 20/02 - Gestão dos Estoques e Supply Chain
18, 19 e 20/02 - Gestão de Pessoas e Liderança de Equipes de Vendas
27/02 -Formação em Gestão de Cargos e Salários
25 e 26/02 - Curso Reforma Tributária: gestão e operacionalização do novo sistema fiscal
25 e 26/02 -Formação de Auditores Interno ISO 9001:2015
Março
11, 12 e 13/03 - Gestão de Fluxo de Caixa: Planejamento e Controle de Entradas e Saídas de Recursos
11, 13, 18 e 20/03 - Estruturação de RH para Micro e Pequenas Empresas
11 e 12/03 - Negociação e Influência
11, 12 e 13/03 - Contabilidade para Gestores e Não Contadores
17 e 18/03 - Analista de Compras e Suprimentos
19 e 20/03 -Técnicas de Gestão e Liderança
18, 19 e 20/03 - Créditos Tributários Aplicado ao Setor de Compras e Mercadorias
18 e 19/03 -Objeções Aplicada a Vendas
25, 26 e 27/03 - Formação de Supervisores de Produção
25, 26 e 27/03 - Ferramentas da Qualidade na Prática
26 e 27/03 - Jornada do Colaborador: Ferramentas que engajam
25, 26 e 27/03 - Cybersegurança e Proteção de Dados