Em celebração aos 145 anos da colonização da cidade de Criciúma, foi celebrada na manhã dessa segunda-feira (6) na Praça Nereu Ramos uma Missa de Celebração na Catedral São José. Após a liturgia, houve o tradicional corte do bolo de aniversário, que este ano possui 145 quilos, em alusão à idade do município.
O evento também teve a assinatura do edital para a criação da identidade visual em referência ao centenário da emancipação política do município, comemorado em 2025. Nas celebrações estiveram presentes o Prefeito Vaguinho Espíndola, o Vice-Prefeito Salésio Lima, com suas respectivas esposas, além de Deputados Federais como Júlia Zanatta e Geovânia de Sá, o Presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Darós e o Secretário Geral do Governo Municipal Tita Belloli, além de outras figuras da comitiva da Prefeitura.
Em seu pronunciamento, o Prefeito Vaguinho fez referência aos imigrantes das sete etnias que colonizaram a cidade. "Eu não tenho dúvida que lá nos porões dos navios onde eles estavam, ou já aqui, na Vila São José, na época, foi a fé e a união deles, com certeza, que fez com que cada um deles pudesse sonhar com um dia melhor e assim sucessivamente. Então, que nós tenhamos hoje, passados esses 145 anos, isso como lição. Nós não vamos continuar a transformar a nossa cidade se cada um viver isoladamente no seu próprio mundo. A nós recai a responsabilidade de fazer dessa uma gestão austera e cada vez mais republicana. Esse é o nosso compromisso", frisou.