Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

((Áudio)) Pioneiro no Brasil, projeto vai mapear pessoas com autismo em Santa Catarina

Liderada pela Alesc, ação será desenvolvida em parceria com a Acafe

Por Fernanda Zampoli 06/01/2025 - 11:24 Atualizado em 06/01/2025 - 19:02
Foto: Fernanda Zampoli/4oito
Foto: Fernanda Zampoli/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criar uma base de dados sobre a população autista em Santa Catarina para embasar políticas públicas mais eficazes é o que prevê um projeto, inédio no Brasil, de iniciativa da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em parceria com a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). “Esse levantamento será fundamental para entendermos onde essas pessoas estão. Estima-se que o número de autistas em Santa Catarina seja bem maior do que os 24.900 que possuem uma carteirinha oficial. Precisamos entender suas realidades para oferecer atendimento adequado em saúde, educação e suporte às famílias. Teremos uma cobertura completa da situação da pessoa autista no estado de Santa Catarina e esse é um registro que precisa ser feito com relação a essa iniciativa do deputado Pepê Colaço, da Alesc e da Frente Parlamentar, porque não há no estado Santa Catarina, no país, nenhum outro mapeamento, nenhum outro senso desse tamanho, desse pote com essa ramificação. Então, com certeza, ao longo do tempo, se tornará também uma referência para o país”, destacou a reitora da Unesc e presidente da Acafe, Luciane Ceretta, em entrevista na manhã desta segunda-feira (06), em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na rádio Som Maior. 

O projeto, idealizado pelo deputado estadual Pepê Colaço, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Autista, também prevê a criação de materiais orientativos para as famílias e instituições que lidam com pessoas autistas.. “Faltam dados concretos sobre o autismo em nosso estado, e esse senso permitirá ações mais assertivas para atender essas pessoas desde a infância até a vida adulta”, afirmou Colaço. 

Ouça na íntegra o que disseram a reitora da Unesc e presidente da Acafe, Luciane Ceretta e o idealizador do projeto, deputado estadual Pepê Colaço:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito