Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

ACTU pediu reajuste da passagem, mas prefeito negou

Parada há 81 dias, empresa sugeriu subsídio ou mudança no valor do crédito

Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 04/06/2020 - 18:50 Atualizado em 04/06/2020 - 18:52
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O transporte público urbano voltará a funcionar nesta segunda-feira, 8, em Criciúma, mas a luta dos motoristas pelo retorno das atividades já vem se estendendo há mais de um mês. Sem atividades desde o dia 17 de março, quando o governador Carlos Moisés decretou a suspensão de atividades, a Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU) chegou a pedir um reajuste da tarifa da passagem do ônibus - o qual foi negado pelo prefeito Clésio Salvaro.

“Pedimos ou um reajuste tarifário ou compensação dos custos. Ficamos 81 dias parados e agora precisamos do retorno, em que iremos adquirir toda a matéria prima, encerrar os contratos temporários e fazer os efetivos, passamos a não ter mais o benefício da lei federal e pagar o integral”, declarou o presidente da ACTU, Everton Trento. 

Durante a coletiva de imprensa em que foram anunciadas as regras para o retorno da atividade no município, o prefeito chegou a comentar sobre o pedido de reajuste. Sobre o preço da tarifa, me desculpe Everton e todos que pediram para rever o valor, mas nós não iremos rever o valor da tarifa. O preço no cartão é 8% mais barato daquele que compra no dinheiro”, disse Salvaro.

Neste retorno do transporte urbano, não será aceito a compra de passagens em dinheiro nos terminais e nos próprios ônibus. Para entrar nos veículos é preciso pagar com o cartão de desconto da ACTU, em que a passagem acaba custando R$ 3,90 - mais barata quando comparado aos R$ 4,25 pagos em dinheiro. 

A aquisição do cartão poderá ser feita em qualquer um dos terminais (Pinheirinho, Centro ou Próspera), assim como em algumas farmácias, supermercados e, também, via delivery. “Delivery é através do WhatsApp da ACTU, 3431-7777. Liga pelo WhatsApp, identifica o nome e o CPF e nós creditamos o valor que você quer e levamos o cartão até a sua casa com os créditos”, pontuou Trento, destacando que é preciso fazer um cadastro presencial na próxima ida aos terminais.

Idosos e pessoas sem máscaras não entram 

Entre as exigências colocadas pelo município pela volta dos ônibus, está a obrigação do uso de máscaras dentro dos terminais e dos veículos. “Se não tiver de máscara, qualquer um, não entra no ônibus e, se entrar, ele não sai. Se necessário for, chamaremos a polícia”, disse o presidente da ACTU, destacando que idosos com idade igual ou superior a 65 também não entram.

Os estudantes que possuem a carteirinha de desconto poderão utilizá-las no transporte público. Trento destaca que essa liberação é feita devido a flexibilização de início de aulas práticas já na próxima semana, de acordo com decreto do governador. Além disso, é um estímulo para as pessoas que possam fazer alguma compra ou atividade no lugar do pai, mãe, avô ou avó do grupo de risco.

Os motoristas não retornaram todos já nesta segunda-feira, já que no início serão atendidos somente horários de pico. “Dependendo do volume de usuários e da necessidade de reposição de ônibus, vamos chamando mais colaboradores. Conforme flexibilização, vamos adotando números de veículos”, disse Trento.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito