Prestes a completar 10 anos (o aniversário é neste sábado, 10 de outubro), a Agência de Inovação da Unesc (Aditt), segue desenvolvendo um trabalho de fomento, acolhimento e orientação para projetos dentro e fora da Unesc. Criada como Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia, a Aditt tem em sua essência, ser um meio – e colaborar – para que o novo aconteça. E faz isso ao gerir as atividades de inovação, empreendedorismo, propriedade intelectual e transferência de tecnologia que envolvem a Universidade, sempre observando as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.
Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a Aditt realiza um trabalho de extrema importância para a conexão entre as ações de empreendedorismo e inovação dentro da Unesc e as que a Universidade realiza com a comunidade. “Ao longo de seus 10 anos de vida, a Agência de Inovação da nossa Universidade tem desenvolvido um trabalho muito relevante para a implantação de ações voltadas para o desenvolvimento da cultura de inovação e empreendedorismo na Unesc. Mas o trabalho da Aditt vai além. A Agência dialoga com o setor produtivo e coloca à disposição não apenas espaços físicos, mas a expertise de nossos professores e técnicos para fomentar novas ideias, ações e produtos”, salienta.
Conexões e movimento
Na Unesc, a inovação como um eixo transversal para a realização de ações estratégicas para o futuro faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional. Segundo a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, para a Universidade, a essência da inovação é estar em movimento e por isso, a Instituição busca constantemente a excelência, seja nas novas formas de fazer, em oportunizar experiências que coloquem o estudante como protagonista da sua formação, seja nos projetos para colaborar com o desenvolvimento regional.
E neste processo, há muito da Aditt. “A nossa Agência de Inovação tem como propósito conectar o conhecimento gerado pelo ensino, pesquisa e extensão, para promover a inovação e o empreendedorismo de forma transversal e sustentável na Unesc. Assim, a inovação e a tecnologia, o empreendedorismo, as parcerias e a promoção de eventos integrativos são os eixos estratégicos da Aditt”, afirma.
Reformulação da marca
Em constante movimento, ao completar 10 anos, a Aditt ganhará novos ares, com uma nova identidade visual, site novo, revisão dos pilares, do planejamento e das ações. “Promover inovação de forma transversal. Esta é a grande leitura que a Universidade faz. E com isso dizemos que a inovação precisa ser em todas as áreas de ensino e do conhecimento e em todos os cursos e será feito com o apoio da Agência, se relacionando com todas as áreas e entendendo como esses movimentos de inovação e empreendedorismo estão sendo orquestrados em cada uma destas frentes e de que forma que tudo isso começa a ter uma conexão e se transformar em uma rede interna que trabalhe de forma colaborativa”, comenta o gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Paulo Priante.
E sendo que a inovação está relacionada à transformação, ao valor que um novo produto, processo ou ação tem e como impacta a vida das pessoas, não é possível tratar a inovação apenas dentro dos muros da Universidade. Por isso a Aditt realiza um trabalho também com a comunidade da região. Um exemplo foram os eventos, que seguiram (modificados para formato virtual) durante a pandemia. Só em 2020, a Agência de Inovação iniciou o Programa Galápagos (para aceleração de startups); o Startup Women (evento para troca de conhecimento entre mulheres empreendedoras); o Inova Jovem (com foco no desenvolvimento de diferentes habilidades em adolescentes que estejam cursando o Ensino Médio ou que já tenham encerrado o Terceirão em escolas públicas ou privadas), além de encontros virtuais com líderes de empresas como a HP, professores e profissionais envolvidos com o ecossistema de inovação.
Empreendedorismo dentro da Unesc
O assessor de Inovação da Unesc, Christian Engelmann, considera a Agência o ponto focal da cultura de empreendedorismo dentro Unesc. “É da Agência de Inovação que irradiam os eventos, programas, imersões e propostas voltadas ao empreendedorismo e a inovação para toda a comunidade da Unesc, de forma transversal. Então nós acabamos fazendo a gestão desta comunidade, quando o tema é empreendedorismo, criando pontes de aproximação entre os acadêmicos e a instituição, e dando suporte para que professores e funcionários estejam alinhados com a postura empreendedora e de inovação que cada vez mais são exigidos”.
Vitrine Tecnológica
A Vitrine Tecnológica apresenta um portfólio de tecnologias desenvolvidas na Unesc e tem o objetivo de promover e divulgar oportunidades para empresas, organizações sociais e órgãos públicos interessados em realizar parcerias com a Instituição, seja por meio de Licenciamento de Propriedade Intelectual ou Transferência de Tecnologia e conhecimento.
Para facilitar a visualização, no novo site da Aditt, a Vitrine Tecnológica será dividida por áreas do conhecimento: Ciências, Engenharias e Tecnologias (CET); Ciências da Saúde (SAU); Ciências Sociais Aplicadas (CSA) e Humanidades, Ciências e Educação (HCE).
Conheça os quatro pilares da Agência de Inovação e as ações que a Unesc realiza em cada um deles:
Inovação e Tecnologia – Identificar, organizar e conectar o conhecimento gerado pelo ensino, pesquisa e extensão.
Portfólio de Tecnologia
Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
rogramas de Pós-Graduação (PPGs)
Calendário de eventos
Cursos inovação
Cultura de inovação (Colab)
Melhoria de processos
Relacionamento movimentos estudantes
Processo de inovação curricular
Empreendedorismo – Atrair e desenvolver agentes para a liderança de projetos que equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável.
Fortalecer a cultura empreendedora dentro e fora da Unesc para contribuir com o desenvolvimento regional;
Promover a jornada empreendedora na Unesc a fim de desenvolver a comunidade acadêmica para a inovação;
Atrair e desenvolver agentes de transformação para a liderança de projetos que equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.
Atuação em empresas filhas
Incubadora (OKR)
Empresas juniores
Relacionamento com empreendedores
Internacionalização empreendedora
Editais
Ambientes de Inovação – Ambientes com estrutura e tecnologia de ponta para promover e fomentar a pesquisa, desenvolvimento, inovação e empreendedorismo.
Incubadora
Parque Científico e Tecnológico (Iparque)
Institutos tecnológicos
Campus Araranguá
Centro de Inovação
Laboratórios tecnológicos
Laboratórios de inovação e tecnologia
Espaços criativos institucionais
Parcerias – Ser um agente ativo na promoção do ecossistema de inovação e empreendedorismo a fim de fomentar o desenvolvimento socioeconômico sustentável.
Convênio P&D
Parcerias institucionais
Parcerias interinstitucionais
Parcerias internacionais
Comitê de inovação
Unesc Workforce e Unesc para Empresas