Problema comum no Rincão que ainda não foi testemunhado neste veraneio. O município praticamente dobrou a capacidade de captação de água e o abastecimento permanece normal em praticamente todas as áreas. Com exceção da zona sul, que teve o registro da falta de água, mas por um erro de operação, de acordo com o presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Balneário Rincão (Samae), Ademar Darolt. No entanto, a falta de abastecimento pode ocorrer se faltar luz no local de captação de água.
"A água está de excelente qualidade e graças ao empenho da nossa equipe, que fez reforma na ETA, está 100%. Faltou um pouco de água na zona sul, mas está resolvido, foi problema de abrir um registro. A qualidade está ótima para todo mundo tomar", afirmou Ademar Darolt.
O Samae opera com a capacidade de captação de 200 litros por segundo, praticamente dobrando a média da baixa temporada, que atinge o máximo de 120 litros por segundo. Na virada do ano, a captação chegou aos 240 litros por segundo. A água vem da Lagoa do Faxinal.
"Essa lagoa dificilmente baixa do nível dela. Agora abaixou de 20 a 30 centímetros porque faz tempo que não chove. Mas não tem risco de faltar água", acrescentou Ademar. O engenheiro ambiental do município, Paulo Amboni, destacou a qualidade da água que o Rincão tem, mas ressaltou a necessidade das residências de colocarem reservatórios.
"A lagoa do Faxinal é a quarta maior em área inundada do município. O Rincão é um município abençoado na questão de corpo hídrico. Temos água para muito tempo. Os problemas de falta de água que temos, é porque muitas residências não tem reservatório. É o principal problema. Por exemplo, se vamos fazer pavimentação de uma estrada. A escavadeira pode romper uma adutora e as casas sem reservatório ficam sem água. Volta e meia acontece isso", afirmou Amboni.
Outra questão que poderá levar a falta de água no Rincão é a falta de um gerador de energia próprio para a captação da água."Não temos gerador próprio de captação. Se faltar energia por duas horas, a população fica sem água. Não conseguimos o gerador para esse ano, mas para o ano que vem vai ter. Prefeito tá com um investimento bom", projetou Ademar.