Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Água não falta ao Balneário Rincão, mas captação não tem gerador próprio de energia

Situação pode ocasionar falta de abastecimento no município, caso falte luz por mais de duas horas

Por Heitor Araujo Balneário Rincão - SC, 07/01/2020 - 16:37
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Problema comum no Rincão que ainda não foi testemunhado neste veraneio. O município praticamente dobrou a capacidade de captação de água e o abastecimento permanece normal em praticamente todas as áreas. Com exceção da zona sul, que teve o registro da falta de água, mas por um erro de operação, de acordo com o presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Balneário Rincão (Samae), Ademar Darolt. No entanto, a falta de abastecimento pode ocorrer se faltar luz no local de captação de água. 

"A água está de excelente qualidade e graças ao empenho da nossa equipe, que fez reforma na ETA, está 100%. Faltou um pouco de água na zona sul, mas está resolvido, foi problema de abrir um registro. A qualidade está ótima para todo mundo tomar", afirmou Ademar Darolt.

O Samae opera com a capacidade de captação de 200 litros por segundo, praticamente dobrando a média da baixa temporada, que atinge o máximo de 120 litros por segundo. Na virada do ano, a captação chegou aos 240 litros por segundo. A água vem da Lagoa do Faxinal.

"Essa lagoa dificilmente baixa do nível dela. Agora abaixou de 20 a 30 centímetros porque faz tempo que não chove. Mas não tem risco de faltar água", acrescentou Ademar. O engenheiro ambiental do município, Paulo Amboni, destacou a qualidade da água que o Rincão tem, mas ressaltou a necessidade das residências de colocarem reservatórios. 

"A lagoa do Faxinal é a quarta maior em área inundada do município. O Rincão é um município abençoado na questão de corpo hídrico. Temos água para muito tempo. Os problemas de falta de água que temos, é porque muitas residências não tem reservatório. É o principal problema. Por exemplo, se vamos fazer pavimentação de uma estrada. A escavadeira pode romper uma adutora e as casas sem reservatório ficam sem água. Volta e meia acontece isso", afirmou Amboni.

Outra questão que poderá levar a falta de água no Rincão é a falta de um gerador de energia próprio para a captação da água."Não temos gerador próprio de captação. Se faltar energia por duas horas, a população fica sem água. Não conseguimos o gerador para esse ano, mas para o ano que vem vai ter. Prefeito tá com um investimento bom", projetou Ademar. 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito