A população de Tubarão se uniu com cerca de 600 voluntários para a limpeza do Rio Tubarão no sábado (22). Ao todo, cerca de 22 toneladas de lixo foram retiradas das margens do rio, além de três toneladas de madeiras de árvores caídas.
Dentre os materiais mais comumente encontrados no local, estão plástico, alumínio e itens domésticos. "A gente retirou muita embalagem de marmita, garrafa pet, garrafa de vidro, estrado de cama, sofá, pneu, enfim, uma série de coisas. E uma das coisas que a gente detectou muito aqui é muito lixo doméstico", relata Estêner Soratto, prefeito de Tubarão, em entrevista ao Programa Adelor Lessa.
Soratto aproveita e conta a relação do lixo encontrado nas margens do rio com a situação dos moradores em situação de rua na cidade. "Geralmente as pessoas em situação de rua, pegam o saco grande de lixo numa casa e levam pra margem do rio pra chegar lá e abrir ele e verificar o que que aproveita. Então é uma ação que também conecta com outra que nós estamos fazendo, que é das forças tarefas de abordagem aos moradores de rua", explica.
Ouça, na íntegra, a entrevista do prefeito de Tubarão ao Programa Adelor Lessa: