Todo mundo quer viver mais, mas o objetivo de uma alimentação saudável é proporcionar uma vida melhor, com mais bem-estar físico e mental. Em outras palavras, a combinação apropriada de vitaminas, proteínas, gorduras, carboidratos, fibras e sais minerais traz diversos benefícios, mas o principal é viver bem.
Em qualquer idade, consumir os alimentos certos é fundamental para garantir a qualidade de vida agora e no futuro. Porém, é claro, na terceira idade ela se torna indispensável para a manutenção da saúde.
Ter esse estilo é um fator significativo para uma vida longeva, por isso separamos a importância de adotar hábitos alimentares ideais e aumentar as chances de aproveitar cada ano com vigor. Confira!
Alimentação saudável é um dos segredos para ter vida longa
Ter uma alimentação saudável é comprovadamente a chave para a longevidade. De acordo com os especialistas, ter uma vida longeva depende de herança genética, mas o maior fator inclui a alimentação equilibrada e hidratação adequada.
É claro que outros fatores são fundamentais para manter a saúde em dia, como dormir bem, ter hobbies, praticar exercícios físicos, gerenciar sua mente, ter convívio social e cuidar da espiritualidade.
Benefícios de uma alimentação adequada
A lista de vantagens que os alimentos certos podem proporcionar ao nosso corpo é imensa, mas listamos apenas os principais para você ter noção do que estamos falando. Confira a seguir!
Prevenção de doenças
Os nutrientes necessários para seu corpo e a eliminação do que é desnecessário para ele pode prevenir doenças crônicas adquiridas ou mesmo melhorar a qualidade de vida se você já tem alguma enfermidade, como diabetes ou hipertensão, por exemplo.
Disposição
O controle da alimentação mantém seu bem-estar físico equilibrado e inibe a produção de substâncias relacionadas ao estresse. Essa regulação dos níveis de energia favorecem a disposição das pessoas e ajuda até na prevenção de depressão, cansaço e dores no corpo.
Retarda o envelhecimento
Aliada a outros hábitos saudáveis, as refeições adequadas retardam o envelhecimento porque preservam por muito mais tempo a elasticidade da pele, a saúde dos cabelos e a boa funcionalidade do metabolismo, dos órgãos e das articulações. Assim, sua longevidade também pode ser curtida com mais qualidade de vida.
Não tem segredo e não precisa ser ruim
A nutricionista responsável pelo cardápio no Residencial Nova Belluno, Liz Corrêa Fabre, sinaliza que não existe um alimento completo que tenha todos os nutrientes necessários para o organismo. E se todos eles são importantes, ter refeições variadas e equilibradas é o caminho para envelhecer com saúde.
A profissional reforça a necessidade de ingerir com frequência frutas, legumes, laticínios, verduras, carnes magras, oleaginosas, cereais integrais e óleos vegetais. Sem esquecer, é claro, da hidratação para fazer nosso organismo funcionar melhor e absorver tudo o que precisa com facilidade.
Além disso, existem algumas dicas extras nesse processo de comer bem, como:
• coma devagar e mastigue bem para o sistema digestivo não ficar sobrecarregado e a absorção ser otimizada.
• evite gorduras saturadas, açúcar e sal, pois eles oferecem risco para doenças cardiovasculares.
• monte pratos coloridos e com ingredientes frescos.
De fato, a alimentação saudável é o segredo mais antigo de saúde que existe. Uma dieta rica em nutrientes atua combatendo muitas frentes e mantém o bem-estar físico e mental, seja qual for a idade.