Crianças conscientizadas no presente, trânsito seguro no futuro. Esse é o lema do projeto Mini Caminhão Elétrico Infantil, desenvolvido pela empresa G7 Log em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Morro da Fumaça e a Secretaria do Sistema de Educação. Nele, os alunos de quatro e cinco anos da rede municipal de ensino ‘dirigem’ os veículos por uma mini cidade, aprendendo na prática como se portar corretamente no trânsito.
Ao todo, aproximadamente 400 crianças participarão da ação, que acontecerá entre as próximas segunda e quarta-feira, no pátio das escolas Biazio Maragno e Pietro Maccari. “Esse projeto visa integrar os alunos ao trânsito, mostrando os cuidados necessários. Vai ser como uma primeira experiência no volante, para eles descobrirem que dirigir é algo muito sério”, comenta William Bruning, coordenador do Demutran.
Os mini caminhões elétricos serão controlados pelos instrutores, por meio de controle remoto. A pista possui toda a sinalização vertical e horizontal, com placas, semáforo e faixas. Ao final da ação, os participantes receberão uma ‘carteirinha de motorista’, com o nome completo e a escola onde estudam.
“Os conceitos vão ser explanados de uma forma interativa e divertida. Quando se fala em educação para o trânsito, geralmente nos vem à mente que esse tipo de educação só é realizada nas autoescolas. No entanto, ela não só prepara os futuros condutores de veículos como também envolve toda a sociedade, a família e, em especial, a escola. Educar para o trânsito é preservar a vida, evitar acidentes e exercer a cidadania”, enfatiza o coordenador.