Mesmo com a pandemia de Covid-19 e com distanciamento social, os alunos das escolas municipais de Criciúma triunfaram representando o município, de forma online, em competições internacionais de Matemática. Foram 11 medalhas de bronze na Asia International Mathematical Olympiad (Aimo) ou Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia e na World Math Tournament (WMT), ou Torneio Internacional de Matemática.
“Este ano está sendo um desafio na Educação, mas nossos alunos sempre encontram um jeito de se sobressair nas dificuldades. Mesmo de forma online, sempre queremos que eles participem e tenham contatos culturais. Ficamos orgulhosas com essas conquistas e o quanto elas representam para nós, ainda mais nesse momento”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Cristiane Uliana Fretta.
Aimo
Em 2020, a Aimo ocorreu de forma online, com a participação de 20 alunos de Criciúma. O Brasil foi o único país do Ocidente a participar da competição, que contou com 2.015 estudantes de 16 países. A Secretaria de Educação realizou a seletiva com a participação de 185 estudantes, do 6º e 9º ano, por meio da plataforma Google Classroom.
O município já participou duas vezes da olimpíada, sendo a primeira em 2018. Foram três participantes, que conquistaram duas medalhas de bronze e uma menção honrosa. No ano passado, foram nove alunos. Os criciumenses eram os únicos representantes de Santa Catarina na competição, que triunfaram com duas medalhas de prata e quatro de bronze.