Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

((Áudio)) Balneários do Sul registram pontos impróprios para banho

Rincão pretende mudar tratamento de esgoto para resolver o problema

Por Davi Brabos 24/02/2025 - 17:20 Atualizado há 1 minuto
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O último levantamento do IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) apontou alguns pontos impróprios para banho nos balneários do Sul do Estado, sendo um em Balneário Gaivota, um em Arroio do Silva e dois no Balneário Rincão.

Em Gaivota, um dos dois pontos avaliados foi considerado impróprio para banho, na área central. "As pessoas buscam muito aquela área na orla ali. Então já estamos com uma equipe já contratada pra fazer toda o análise ali daquela área", conta o prefeito de Balneário Gaivota, Everaldo "Kekinha", em entrevista ao Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior, nesta segunda-feira.

Em Balneário Rincão, o ponto de deságua da Lagoa do Jacaré com o mar está impróprio, além da Lagoa dos Esteves. Um projeto de lei, que propõe a obrigação de estações de tratamento de esgoto individuais, tramita na Câmara de Vereadores, tem como objetivo melhorar a situação da balneabilidade da cidade, afirma o engenheiro ambiental da prefeitura do município, Paulo Amboni. "Possivelmente amanhã (25) vai pra Câmara de Vereadores, pros vereadores aprovarem um projeto de lei, que todas as novas edificações obrigatoriamente terão que ter esta sessão de tratamento de efluente sanitário individual. O objetivo desse projeto de fato é minimizar o impacto gerado pelo efluente sanitário no meio ambiente", explica, também em entrevista.

Uma situação que preocupa os moradores do Rincão é a formação de algas na Lagoa dos Esteves, um problema que existe desde que Rincão ainda fazia parte de Içara. "Além da alta temperatura, um dos fatores que causam essa crescente de algas é a matéria orgânica, então nós temos logicamente vários locais que não têm situação de tratamento de esgoto no entorno da lagoa", diz Amboni.

Ouça o que disseram as autoridades sobre a situação:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito