Na última semana o Secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, anunciou que a região Carbonífera receberia mais uma vez o mutirão de cirurgias de catarata do Projeto Ver, que devem ser realizadas nos Hospitais São Marcos, de Nova Veneza, e São Donato de Içara. Segundo Casagrande, para que a proposta fosse para frente faltava apenas um cronograma elaborado pela Amrec.
“Já temos um cronograma. No fim de novembro e início de dezembro já concluímos cirurgias na nossa região. Foi um sucesso o mutirão que a gente fez e agora vem o segundo. Vão ser mais ou menos 600 cirurgias. Provavelmente metade acontecerão em Içara e metade em Nova Veneza. Vai aproximadamente 30 dias para zerar a fila”, explicou Fernando de Faveri, gerente regional de Saúde da Amrec.
Segundo de Faveri, a fila atual é nova por conta das cirurgias que já foram feitas em dezembro na região. “A grande maioria dos municípios conseguimos zerar as filas. Estes são pacientes novos”, comentou.