Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Amurel celebra 50 anos com novos desafios

Associação foi fundada em 14 de agosto de 1970 com o intuito de unir os municípios em torno de objetivos comuns

Por Redação Tubarão, SC, 14/08/2020 - 14:06 Atualizado em 14/08/2020 - 14:06
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) celebra nesta sexta-feira, 14, o seu cinquentenário. Fundada em 14 de agosto de 1970 com o intuito de unir os municípios da região em torno de objetivos comuns, a Amurel pode se orgulhar de ter alcançado esse objetivo em sua trajetória. “Conquistas como a duplicação da BR-101, o aeroporto regional e a pavimentação asfáltica para ligar todos os municípios da região foram possíveis graças ao empenho da associação”, testemunha Celso Heidemann, diretor-executivo.

Atualmente, a união entre os municípios tem propiciado a discussão sobre formas de combater a pandemia do coronavírus. A luta pela revitalização da Serra do Corvo Branco e o desenvolvimento de um plano regional integrado de turismo também são desafios atuais.

Celso conhece a história da associação também por outras perspectivas, já que foi prefeito de Santa Rosa de Lima por oito anos e presidente em 2010, quando a entidade completou 40 anos. “Quando fui prefeito eu percebi a importância da Amurel para os municípios. Especialmente para os pequenos, que não têm grande estrutura administrativa”, completa. “Outras grandes contribuições são as lutas pelo pacto federativo e a autonomia financeira dos municípios. Por exemplo: uma maior participação no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e as marchas a Brasília são exemplos de grandes conquistas da unidade dos prefeitos”. Celso destacou ainda o combate à transferência de atribuições aos municípios sem contrapartida financeira.

A fundação ocorreu num momento em que os municípios sentiram que, unidos, teriam melhores condições de pleitear atenção dos governos estadual e federal. “O mesmo já ocorria com outras regiões do Estado, com sucesso. Assim começou a história”, explica o ex-prefeito de Gravatal, Hênio Bez. O primeiro presidente da Amurel foi o então prefeito de Tubarão, Dilney Chaves Cabral. Hênio foi o quinto a ocupar o comando da instituição e recorda de um momento histórico em que a Amurel foi decisiva. “Na enchente de 1974, foi essencial ter uma associação para que os municípios pudessem se recuperar mais rapidamente”.

Presidente da Amurel, o prefeito de Treze de Maio Clésio Bardini de Biasi atesta o benefício público que a associação traz. “Os municípios economizam muito com o suporte que a Amurel dá. Aqui há uma equipe que trabalha muito. Muitas vezes é um trabalho de assessoria ou capacitação que não aparece para o público, mas faz muita diferença no trabalho das prefeituras”, resume.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito