Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Aniversário de Urussanga comemorado com programação especial da Som Maior

Adelor Lessa faz programa ao vivo direto da Benedetta para marcar a passagem dos 143 anos de colonização

Por Marciano Bortolin Urussanga, SC, 29/05/2021 - 10:56 Atualizado em 29/05/2021 - 11:42

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Urussanga comemorou 143 anos de fundação na última quarta-feira, 26. Para comemorar a data, Adelor Lessa está na Benedetta com programação especial e ao vivo pela Som Maior. No local, ele entrevista autoridades, empresários e comunidade em geral, que contam histórias da cidade predominante de imigração italiana.

O programa é transitido diretamante da Panificadora Urussanga, em frente à Praça Anita Garibaldi, no Centro da cidade. “Urussanga tem uma rica história e isso tem vinculação com o passado. Urussanga tinha um vasto território, isso mostra que à medida que os imigrantes chegaram, este território serviu como uma base e o espírito desbravador criou esta identidade. Só temos que agradecer estes bravos homens que construíram esta história. Vamos dar continuidade a esta história para que seja repassada para as gerações futuras. Eles chegaram aqui sem condição talvez nem de trabalhar, mas que, com a força de vontade, a desbravaram. Esta raiz do passado faz com que tenhamos uma cidade pujante”, comenta o prefeito interino, Jair Nandi.

Entre os setores que movem a economia urussanguense estão cerâmica, alumínio, metal mecânica, mineração, comércio, agricultura, entre outros. “A cidade é o terceiro em retorno de ICMS da Amrec”, completa Nandi.

A história de Urussanga

 

Por volta do ano 1000, o atual litoral de Santa Catarina foi invadido por povos tupis-guaranis procedentes da Amazônia. Eles expulsaram os antigos habitantes da região, falantes de línguas do tronco macro-jê, para a Serra Catarinense, onde viriam a constituir os atuais caingangues e xoclengues. No século 16, todo o atual litoral do estado e regiões adjacentes eram habitados pela etnia tupi-guarani dos carijós, que viriam a ser escravizados em massa e dizimados pelos colonos de origem portuguesa de São Vicente. Em meados do século 18, os carijós já estavam virtualmente extintos.

 

Em 26 de maio de 1878 chegaram os primeiros colonos italianos à região da confluência dos rios América e Urussanga, vindos de Longarone.

 

Os colonos enfrentaram resistência indígena à ocupação das terras.[10] A emancipação da colônia Urussanga deu-se em 31 de dezembro de 1881, elevada a município em 6 de outubro de 1900. A instalação do município teve lugar em 22 de janeiro de 1901 e a instalação da comarca em 20 de dezembro de 1925, sendo hoje uma comarca intermediária.

 

"Urussanga" provém do tupi antigo e significa "água muito fria".[6] É o nome do principal rio que banha a cidade. A vila foi fundada pelo engenheiro maranhense Joaquim Vieira Ferreira em 26 de maio de 1878 e emancipada em 6 de outubro de 1900. Principal núcleo da colonização italiana do sul do estado, destaca-se na gastronomia e na produção de vinhos. 

 

Realiza a Festa do Vinho, e a Ritorno alle Origini : a primeira, sempre no mês de agosto, e a segunda, no aniversário da cidade, quando são celebradas a cultura herdada dos imigrantes, com muita música, boa comida e bom vinho.

 

Durante muito tempo, a principal atividade econômica da cidade foi a extração de carvão mineral, já que a cidade se localiza numa das principais regiões carboníferas do país (junto com os municípios de Lauro Müller, Siderópolis e Criciúma).

Detalhes da transmissão:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito