Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Antes dos benefícios, os transtornos gerados pelas obras no São Luiz

Bairro recebe trabalhos em torno da rede do esgotamento sanitário e do binário da Avenida Santos Dumont

Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 19/08/2020 - 16:12
Trânsito bloqueado na Rua Desembargador Pedro Silva. Fotos: Marciano Bortolin/4oito
Trânsito bloqueado na Rua Desembargador Pedro Silva. Fotos: Marciano Bortolin/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Antes dos benefícios de uma obra, vêm os transtornos. E na região do bairro São Luiz, em Criciúma, não é diferente, ainda mais com duas obras em andamento: a implantação do binário da Avenida Santos Dumont e da rede de esgoto sanitário.

Desvios, veículos disputando o mesmo espaço, desníveis em pavimentos, comerciantes que amargam a queda brusca no movimento de clientes estão entre os transtornos gerados neste momento.

Um dos comerciantes que vê o seu estabelecimento esvaziar é Gilberto Rosseti. “Caiu 60% o movimento. Não passa ninguém aqui na Santos Dumont. Mês que vem não vai vir mais ninguém porque as obras estarão aqui na frente. Está ruim porque trancaram a estrada (Avenida Santos Dumont) e para o comércio é ruim. Quando não é poeira é barro. É péssimo. Já é ruim por causa da pandemia, agora piorou mais ainda”, lamenta.

Na Avenida Santos Dumont, a colocação de galerias

Ao apontar o ponto onde máquinas e homens atuam, o empresário diz que há as obras avançam em ritmo lento. “Há três meses estamos nesta situação. A obra vai ser boa, concordo, só que vai demorar. Falaram que termina em dois anos, mas acho que não fica pronta em dois anos não”, fala.

No dia 4 de junho, um grupo de comerciantes e empresários da Avenida Santos Dumont se reuniu com os vereadores compõem a Comissão de Obras da Câmara de Criciúma para tratar do ritmo das obras do binário.

Vias aguardam reparos na pavimentação após obras do esgotamento sanitário

Após o encontro, a Secretaria de Infraestrutura se comprometeu em disponibilizar uma pessoa para fazer a interlocução no local e também interditar o trânsito quadra a quadra. “Falaram que iam fazer por quadra. Bloqueava cada quadra, ia vir fazendo e deixando pronto. Mas até agora não deixaram nada pronto. Já abriram duas, três quadras e não deixaram nada pronto. Tentamos mais conversas e falaram que atrasou por causa da chuva entre outras coisas”, reclama. 

Confira também:
Comerciantes pedem mudanças no ritmo das obras do binário
Solução paliativa para a Santos Dumont durante obras


Vias bloqueadas

A atenção dos motoristas que trafegam pela Santos Dumont deve ser ainda mair devido às obras. A Rua Desembargador Pedro Silva, por exemplo, está bloqueada nesta quarta-feira, 19. O mesmo acontece com a Rua Joaquim Nabuco. 

Trânsito bloqueado também na Rua Joaquim Nabuco enquanto trabalhos são realizados

Já quem transita pela Avenida Santos Dumont com direção ao bairro Pinheirinho precisa acessar as ruas paralelas pouco depois da Divisão de Investigação Criminal (DIC), já que no local, a empresa responsável trabalha na colocação de galerias do canal auxiliar. 

O binário da Avenida Santos Dumont receberá investimento que ulttrapassa os R$ 32,4 milhões e têm por objetivo trazer benefícios para a mobilidade urbana. A avenida será duplicada e contará com quatro faixas, sendo duas no sentido São Luiz-Pinheirinho e duas no sentido Pinheirinho-São Luiz.

Além disso, as obras incluem a pavimentação e a urbanização da Avenida Carlos Pinto Sampaio e da rua Fioravante Benedet. Os recursos foram viabilizados por meio de crédito externo firmado junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

Confira também:
Com obras de saneamento, mais saúde e valorização dos imóveis
Casan completa 50% das obras de esgotamento sanitário do bairro São Luiz

Obras também do esgoto sanitário

Outro trabalho em andamento na região do bairro São Luiz é a rede de esgoto. Nesta semana as equipes da Casan realizam o assentamento da tubulação da rede coletora de esgoto e instalação das caixas de inspeção para as ligações domiciliares. As intervenções estão sendo feitas nas ruas Caçador e Campos Salles e, devido a isso, as vias ficam parcialmente interditadas entre as esquinas. 

Obras do esgoto são realizada nas vias paralelas à Rodovia Luiz Rosso


Já na Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Santa Luzia, a equipe faz a concretagem do tanque de aeração. Enquanto realiza as ações, a Casan prepara os moradores dos bairros São Luiz e Próspera para o uso adequado da rede de esgoto. Mesmo que não esteja ainda autorizada a ligação à rede coletora, eles já são preparados para a utilização.

O alerta sobre os problemas e as dicas de boas práticas também servem para todos os moradores que já contam com o serviço de coleta e tratamento em outras regiões de Criciúma.

A companhia destaca que um dos principais entraves ao bom funcionamento do sistema público de esgotodw é a presença de lixo nas tubulações e na chegada da estação de tratamento. Entre os principais rejeitos encontrados durante o trabalho de profissionais dos setores operacionais de esgoto estão plásticos, panos, pedaços de tijolos, fraldas, cabelos e preservativos.

Outro problema é a ligação de água da chuva nos sistemas de esgoto, o que também compromete o seu funcionamento. Quando as redes de drenagem e de esgotamento sanitário são interligadas indevidamente, aumentam as chances de extravasamentos na cidade.

Confira também:

Obras na Santos Dumont devem avançar quadra a quadra para minimizar prejuízos
Repavimentações no Michel e São Luiz ficam para o final de agosto

 

Direcionamento

A orientação é que a água da chuva coletada nas calhas seja direcionada às redes de drenagem, que são separadas das tubulações de esgoto. Essa conexão inadequada entre as duas redes tanto pode causar problemas nas residências, o que é um transtorno para o morador, como para o funcionamento das estações de tratamento, unidades fundamentais para que o esgoto seja depurado e possa voltar à natureza sem causar danos.

Outra orientação fundamental, de acordo com a Companhia, é que todas as residências possuam a caixa de gordura, para evitar que esse resíduo chegue às tubulações e provoque seu entupimento.
 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito