Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Apenas um milímetro de chuva em março

Precipitação no mês deve ficar abaixo da média histórica

Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 13/03/2020 - 19:04 Atualizado em 13/03/2020 - 19:05
Rio Manoel Alves, em Meleiro. Foto: Divulgação
Rio Manoel Alves, em Meleiro. Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Dentro do normal, a umidade do solo deve ser de 75%. Devido à estiagem dos últimos meses, o climatologista Márcio Sônego, o interior está com 58% e no litoral é ainda pior: 23%. 
Sete dos últimos dez meses, revela Sônego, a chuva foi abaixo da média. Em Criciúma, por exemplo, choveu apenas um milímetro, quando a média histórica é de 85 milímetros.

Chamou atenção foto do rio Manoel Alves, em Meleiro, que revele o nível abaixo do normal que se encontra o manancial, expondo muitas pedras. “A estiagem é muito grande e nesses locais a água também é usada nas lavouras de arroz, abaixando ainda mais o nível dos rios”, fala. 

O climatologista diz ainda que deve chover em torno de 26 milímetros em março na região, ficando bem abaixo da média.

O superintendente Regional Sul/Serra da Casan, Gilberto Benedet diz que nos municípios atendidos por ele, São Joaquim e Corria Pinto, ambos na Região Serrana, são os que enfrentam problemas. “Em São Joaquim, inclusive a Prefeitura decretou situação de emergência e estamos pedindo que a população faça o racionamento”, comenta.

Ainda segundo ele, a Barragem do Rio São Bento está no nível. “Ela conseguiu recuperar o nível com as chuvas de janeiro e as cidades atendidas pela Casan não enfrentam problemas aqui na região”, conclui.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito