A SC-390, que corta a Serra do Rio do Rastro, teve nos últimos dois dias pelo menos três deslizamentos de terra, em decorrência da chuva. O último aconteceu no final da tarde dessa terça-feira, 08, no quilômetro 405,8, em Lauro Müller. O serviço de remoção terminou na manhã dessa quarta-feira, 9.
Mesmo com as ocorrências o Departamento Estadual de Infraestrutura do Estado de Santa Catarina (Deinfra), alegou no início da tarde de hoje que as obras previstas para a rodovia seguem o cronograma estabelecido. Segundo a nota, a data de entrega fica mantida para maio do ano que vem. O órgão alega que quando feito o planejamento da obra, já estava previsto contratempos causados pelas chuvas.
Após a remoção da terra que invadiu a pista, o trânsito na SC 390 segue alternado, como previsto anteriormente devido as obras. Nesse mês de setembro o tráfego de veículos na Serra do Rio do Rastro será liberado no período noturno, das 18h às 8h, de segunda a sexta-feira. Além disso, nos finais de semana, será liberado das 13h de sábado até as 8h de segunda-feira.
Sobre a obra
As intervenções serão realizadas em 25 pontos críticos, que passarão por melhorias. Em cada um deles serão aplicadas diferentes técnicas, de acordo com as necessidades específicas. Também será feita a retirada de blocos rochosos e outros materiais que estão soltos e sobre os taludes.
O trabalho consiste em colocar telas metálicas de alta resistência com grampos para evitar quedas de bloco e movimentação de massa, problemas frequentes ao longo da SC-390, na Serra do Rio do Rastro. O plano de trabalho prevê que a intervenção ocorra de maneira simultânea em outros pontos da rodovia que faz a ligação entre o Sul e o Planalto catarinense.
A ação faz parte do programa Novos Rumos e conta com recursos do Governo Federal de mais de R$ 19 milhões.