Após a destruição causada pelo ciclone, o momento é de reconstrução e fazer as contas dos prejuízos em Praia Grande. Por conta da gravidade dos estragos, o Município decretou situação de emergência ainda na sexta-feira (16). O levantamento deve ser finalizado no fim desta segunda-feira (19).
O prefeito de Praia Grande, Elisandro Pereira Machado, o Fanica, foi chamado para ir a Brasília tratar sobre o assunto. "Recebemos uma ligação [do Governo do Estado] de que vamos ganhar apoio. Em contrapartida, o Governo Federal está em contato com a gente direto desde anteontem dando um auxílio surpreendente nesta questão", comentou.
Aproximadamente 60 pessoas ficaram desalojadas e outras foram resgatadas de comunidades isoladas pelo helicóptero Arcanjo. "Estávamos calculando ontem e o município atendeu mais de mil pessoas. Somente cesta básica, foram quase 400 unidades. Estamos recebendo muito apoio também", acrescentou o prefeito.
O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Luiz Armando Schroeder Reis, vai a Praia Grande nesta segunda. "Sabemos das dificuldades. A solidariedade da população está ajudando. Agora, veremos as medidas necessárias para recuperar. Houve queda de duas pontes, então, veremos como podemos ajudar", afirmou.