O alto volume de chuva registrado em Içara na noite desta terça-feira (16) trouxe alagamentos em alguns pontos da cidade. Ainda durante a madrugada, as equipes da Prefeitura iniciaram os trabalhos para minimizar os impactos. No início da manhã, havia equipes atuando na limpeza de bocas de lobo e bueiros, desobstruindo valos, contendo estradas e tapando buracos.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Içara, Vitor Dutra, as chuvas causaram o aumento no nível dos rios, mas sem transbordamento. Nenhuma família precisou ser retirada de casa. "A chuva carregou muita terra e areão. Orientamos as pessoas a não transitarem em áreas alagadas e não manterem contato com a água ou o lodo. Se identificarem fiação elétrica solta, acionem a Cooperativa. E em caso de qualquer ocorrência, acionem a Defesa Civil no 199", frisa.
"Estamos com mais de 20 homens apenas focados em garantir a segurança da comunidade, com frentes de trabalho na área central da cidade e no interior. São três retroescavadeiras, cinco caminhões e dois tratores nas ruas visando conter os danos", informa o supervisor do Departamento de Obras e Serviços Urbanos, Márcio Toretti.
Como há a previsão de mais chuva para o decorrer desta quarta-feira (17), o Município continua em atenção. "Estamos monitorando de perto a situação e atuando em diversas frentes, desde a limpeza de vias até a assistência a possíveis famílias afetadas", pontua a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso.
Problemas semelhantes foram registrados em Criciúma.
--
Colaboração: Comunicação da Prefeitura de Içara