Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Após cinco dias de greve, rotina volta ao normal nos Correios

Movimento deflagrado no dia 11 foi suspenso até julgamento no TST. Conforme o sindicato, adesão chegou a 70%

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 18/09/2019 - 14:11 Atualizado em 18/09/2019 - 14:19
Foto: Amanda Farias / 4oito / Arquivo
Foto: Amanda Farias / 4oito / Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A greve deflagrada no último dia 11 por trabalhadores dos Correios em todo o Brasil foi suspensa a partir das 22h desta terça-feira, 17. "Foi uma greve histórica", avaliou Samuel de Matos, diretor do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios e Telégrafos em Santa Catarina (Sintact). Os Correios fizeram circular nota nesta quarta registrando que "empregados dos Correios deliberaram pelo fim da paralisação parcial das atividades da empresa".

O acordo foi mediado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). "Em audiência na última quinta-feira, o TST recomendou essa suspensão da greve, propondo que a empresa não faça descontos nos salários pelos dias parados e estenda o acordo coletivo até o dia 2 de outubro, quando haverá o julgamento sobre o acordo coletivo e as nossas pautas no próprio TST", apontou Matos. "Na prática, essa já era uma proposta que a empresa vinha negando e a gente já havia aceito. A empresa voltou atrás", detalhou.

Enquanto isso, não haverá novas negociações até o dia 2. "Não tem mais negociação aberta, a empresa se recusa a negociar além disso e o TST é quem vai julgar", observou o sindicalista. 

Samuel Matos, do Sintact

Adesão alta

Em uma das poucas parciais que os Correios divulgaram desde o dia 11, a empresa apontava para uma adesão de 20% ao movimento em Santa Catarina. O Sintact, porém, oferece números bem diferentes. "Foi uma das greves mais fortes da nossa categoria, foi uma greve histórica em nível nacional, surpreendeu até a gente do sindicato", informou. "No setor operacional, chegou a 70% de adesão em Santa Catarina", estimou Matos.

O desafio dos trabalhadores, agora, é lidar com a demanda represada. "Sim, vai ter muita coisa para entregar. Vamos levar algum tempo para retomar a regularidade, já era difícil antes, agora ficou mais complicado", reconheceu. Os grevistas voltaram ao trabalho normal nesta quarta-feira pela manhã.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito