Na última segunda-feira (7), pais e responsáveis por alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Umberto Cesa, em Criciúma, foram surpreendidos com a notícia de que a unidade poderia fechar as portas. Isso porque, ao tentar realizar a matrícula na data, os familiares receberam a informação de que estava sendo conduzido um estudo para verificar se o local poderia continuar em funcionamento devido ao baixo número de crianças.
Assim, na tarde desta quarta-feira (9), representantes da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) realizaram uma reunião juntamente com a comunidade e pais das crianças. "Tivemos o apoio bem grande dos líderes do bairro Capão Bonito. Expomos tudo o que a gente tinha de informações e das nossas insatisfações. Eles ficaram de nos retornar hoje até a tarde sobre o que seria feito", explica Carol Freitas, mãe de um dos alunos do CEI. Ainda, houve uma mobilização nas redes sociais contra o fechamento do Umberto Cesa.
Conforme ela, há 38 crianças frequentando a unidade e outras na fila de espera. Nesta manhã, a entidade divulgou uma nota confirmando a continuidade dos trabalhos do CEI e também a abertura das rematrículas dos pequenos a partir desta sexta-feira (11). Confira o comunicado na íntegra:
Nota de esclarecimento CEI AFASC Umberto Cesa
A AFASC informa que o estudo referente a continuidade dos trabalhos realizados no CEI AFASC Umberto Cesa em 2023 foi concluído. Com a finalização do estudo técnico, a associação informa aos pais e a imprensa que a unidade de educação infantil continuará seu atendimento no ano letivo de 2023. A partir desta sexta-feira (11), inicia a rematrícula para as crianças do CEI, sendo que os pais ou responsáveis devem atualizar a documentação dos pequenos.
O Departamento de Educação Infantil (DEI) está à disposição para melhor atender as crianças e suas famílias.A Direção