De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2 milhões de brasileiros são celíacos. Além disso, os adeptos à alimentação sem glúten crescem a cada dia, visando uma rotina mais leve e saudável. O obstáculo, no entanto, diz respeito justamente à parte mais sensível do processo. Encontrar alimentos sem glúten que preservem o sabor e a textura nem sempre é tarefa fácil. Foi pensando nessa dificuldade que a Rocha Alimentos, localizada no município de Sangão, se propôs a desenvolver uma farinha que mantivesse as características da de trigo, mas sem conter glúten. E foi este o lançamento da empresa nesta terça-feira (6), no Novotel, em Criciúma.
Após oito anos de pesquisa, testes, registro de marca e outras fases relativas ao processo, a empresa conseguiu chegar a uma farinha panificável feita à base de mandioca, com uma textura leve, solta e sem aditivos, livre de lactose, de glúten e de contaminação cruzada. Além dela, também foram desenvolvidas e lançadas quatro misturas para bolos, nos sabores chocolate, laranja, coco e baunilha. Os produtos fazem parte da Yucafit, marca que chega ao mercado para provar que comida sem glúten também pode ser prática e atraente.
O CEO da Rocha Alimentos, Cloudo Rocha, ressalta a alegria de poder oferecer esta opção aos celíacos. "Sabemos o quão difícil é o diagnóstico. Ter uma alimentação saudável e, principalmente, saborosa, é essencial para que as pessoas possam ter uma vida tranquila e feliz", diz ele, ao complementar: "a Yucafit vem para atender este público, além daqueles que optam, por vontade própria, por não consumir mais – ou consumir em menor quantidade - o glúten. Um produto de qualidade, que acolhe, inclui e surpreende quem o experimenta", diz ele.
O lançamento dos novos produtos ocorreu para convidados, clientes e representantes na tarde de hoje e contou, também, com a presença do Head de Pequenas e Médias Empresas na Nielsen, multinacional líder em pesquisa, informação e análise de mercado, Cláudio Czarnobai. Na oportunidade, ele destacou tendências de consumo, assim como a mudança de comportamento do consumidor. "Pesquisas apontam que o brasileiro se preocupa cada vez mais com aquilo que consome. Ele busca valor acessível, higiene e saudabilidade no mesmo alimento", aponta.
Durante o evento, também foi realizada uma conversa com um grupo de celíacos, para explanar as necessidades e importância de uma alimentação segura, além da degustação dos produtos lançados. "Estamos no mercado alimentício há quase 40 anos e, com certeza, este é um dos momentos mais marcantes da nossa história", diz Cloudo, ao complementar: "trabalhamos nesta farinha panificável desde 2015, e desde lá enfrentamos muitos desafios, fizemos incontáveis testes, não paramos até encontrar a melhor fórmula. Hoje entregamos ao mercado aquilo que ele procura: saúde, sustentabilidade, sabor e segurança", finaliza.