O prefeito de Capivari de Baixo, Vicente Corrêa Costa (PL), renunciou ao cargo na tarde dessa segunda-feira (17). A então vice-prefeita, Márcia Roberg Cargnin (PP), assumiu a gestão do município e segue como prefeita até dezembro de 2024.
De acordo com o advogado do ex-prefeito, Eduardo Faustina, após colhida a assinatura do político, a carta de renúncia foi entregue durante a sessão ordinária na Câmara de Vereadores desta segunda. Na mesma oportunidade, Márcia tomou posse.
"O primeiro motivo que o prefeito Vicente nos passou foi o desgaste desse tempo todo segregado e o fato de trazer uma instabilidade e insegurança político-administrativa para a cidade. Por conta desse contexto, ele resolveu fazer a renúncia", explica o advogado.
Leia também:
- Saiba quais prefeitos foram presos na Operação Mensageiro em SC
- Entenda como deve ocorrer a nova eleição para a Prefeitura de Tubarão
Vicente é um dos alvos da Operação Mensageiro, que apura corrupção no setor de coleta e destinação de lixo em diversas prefeituras do estado. Ele está preso no Presídio Regional Santa Augusta, em Criciúma, desde o dia 2 de fevereiro. Ainda segundo o advogado, com a renúncia, o caso deve ser encaminhado para a primeira instância.
Na última semana, o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), e o vice, Caio Tokarski (União Brasil), renunciaram aos cargos. Ambos também são investigados pela operação. Ponticelli chegou a ser preso, mas foi liberado. Tokarski segue no presídio. Novos prefeito e vice serão eleitos pelo Legislativo no dia 7 de agosto.