Uma reunião realizada na manhã dessa segunda-feira (7) em Araranguá, decidiu manter obrigatório o uso de máscaras nas salas de aula das escolas municipais de Araranguá, ou seja, uma postura mais restritiva que a estadual que torna o uso opcional. A medida, que será publicada em decreto, foi anunciada por Graciane Farias, coordenadora do Plano de Contingência da Educação Municipal de Araranguá. Nesse encontro estiveram reunidos tanto profissionais da Saúde quanto da Educação.
“A gente decidiu por permanecer o uso da máscara em ambientes fechados, no caso nas salas de aula, e tornar facultativo na educação física. Vamos elaborar o decreto e encaminhar para o prefeito assinar e publicar nas redes sociais e canais da prefeitura para que os pais estejam cientes” adiantou Graciane.
A coordenadora explicou os motivos da medida. “O número da vacinação das crianças está muito baixo aqui em Araranguá. Então a gente se preocupa muito com essa questão. Ainda mais agora vindo abril e maio que nós temos os picos de temperatura e isso já faz naturalmente com que a criança fique doente”.
Graciane também fala que vários pontos foram analisados. “Olhamos desde a baixa vacinação das crianças até a proteção do professor que está na linha de frente. Inclusive a rede municipal de Araranguá fornece as máscaras descartáveis para todos, não precisando os pais gastarem com isso”.
O decreto deve ser analisado dentro de alguns dias novamente. “Vamos analisar conforme a vacinação for melhorando. Se chegarmos a um bom número de crianças vacinadas mudamos a medida”, finalizou Graciane.