Araranguá e Criciúma ocupam a sétima e décima posição, respectivamente, na lista dos municípios que mais têm exames práticos para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em Santa Catarina, represados. No estado, a demanda reprimida chega a 31 mil pessoas.
Os municípios com o maior número de pessoas aguardando são: Florianópolis (7.041); Lages (3.083); Joinville (2.862); Jaraguá do Sul (2.117); São José (1.844); Balneário Camboriú (1.673); Araranguá (1.700); Chapecó (1.667); Itajaí (1.293); Criciúma (1.221) e Blumenau (1.180).
Por isso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Santa Catarina promove um mutirão entre os dias 3 e 7 de julho, em Florianópolis, que lidera a lista. Para atuar na ação, foram convocados 18 examinadores de diversas regiões catarinenses; cada um deve realizar, em média, 40 exames por dia.
Inicialmente, serão atendidas as provas práticas das categorias A (moto) e B (carro), com a disponibilização de cerca de três mil vagas às autoescolas que manifestaram interesse de participar do mutirão. As demais cidades que estão com exames represados também devem receber a ação.
De acordo com o presidente do Detran em Santa Catarina, Kennedy Nunes, é urgente atender quem já pagou e está aguardando, em alguns casos, até oito meses para a realização do exame. “Eu não posso admitir que um cliente, que pagou por esse serviço, espere por tanto tempo. Os mutirões vão nos ajudar a zerar essas demandas ou chegar perto disso", afirma.