Uma história de superação no sul do estado ganhou as manchetes dos principais veículos de comunicação. O Portal W3 contou a luta de dona Catarina Coelho Leite para superar a Covid-19. Até ai poderia ser mais uma que venceu o coronavírus. Contudo, a moradora de Araranguá, tem 106 anos.
Em agosto Catarina testou positivo. Apesar da idade avançada ela não chegou a apresentar complicações mais graves. Em entrevista ao Portal W3, a filha Maria Helena Leite Pereira conta como a família reagiu diante do susto. "As limitações da minha mae já existiam devido a idade. Após contrair o corona, eu tive a impressão que ela decaiu um pouco, mas não teve problemas sérios."
Além de dona Catarina e a filha Maria Helena, outras duas filhas e a empregada contraíram o virus. Todos já estão recuperados da doença.
A superação dessa senhora de 106 anos, que venceu a luta contra a Covid-19, chama atenção para as diferentes formas que a donça evolui nas pessoas.
"Tem casos como esse, que a paciente se recupera bem mesmo com fatores de riscos, já outros que não apresentam problemas de saúde, evoluem para o quadro grave. É um virus que ainda vem sendo estudado", afirma o médico pneumologista Renato Matos.
Para dr Renato o fator comorbidade vem prejudicando na hora de procurar ajuda de um profissional da saúde. "Muitas pessoas, por não terem comorbidades, acabam procurando um médico quando o vírus já está bem avançado. Quanto antes iniciar um tratamento, mais fácil combater o coronavírus", alerta Renato Matos.
Segundo o pneumologista casos de pessoas com idades mais avançadas já fizeram parte do dia a dia do profissonal. "Tenho uma paciente de 84 anos obesa, diabética, cardiopata. O genro dela pegou coronavírus, teve contato com ela, porém minha peciente não apresentou sintomas. Ou seja, não sabemos nem se pegou. Na verdade essa é uma doença muito estranha e que precisa de estudo e atenção", afirma dr Renato Matos.