Buscando soluções para a situação das praias em Santa Catarina, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) vai ampliar a coleta. Um termo de cooperação foi assinado com diversos órgãos do estado, dentre eles, estão a Secretária de Saúde, a Casan e o Corpo de Bombeiros.
“O que estamos fazendo agora é garantir a qualidade da água fazendo análise com maior frequência para saber se as praias estão próprias ou impróprias, por isso, firmamos o termo. É importante frisar que não houve mudança na metodologia. As coletas vão continuar sendo realizadas faça chuva ou faça sol”, explica a presidente do IMA, Sheilla Meirelles.
Conversas com as equipes técnicas estão acontecendo para que seja avaliado os dias de semana para fazer a coleta e também como serão apresentados os relatórios. “Com isso apresentar a população para que ela tenha maior segurança de que elas podem ir na praia e não serão contaminadas, para que em tempo real elas saibam como vai estar a praia que ela vai estar indo”, diz Sheilla.
Além das praias, o IMA também tem problemas com desmatamento e construções irregulares, segundo a presidente, em reunião com o governador ele citou querer acelerar para acabar com as construções irregulares, fazer uma análise para que não haja mais ligações clandestinas de esgoto.
A modernização dos sistemas para cuidar mais do estado e virar referência na área ambiental está nos planos do IMA.