"A chuva deixou bastante sujeira, e as valas entupidas". O alerta, de ouvinte da Rádio Som Maior, foi feito na manhã desta segunda-feira, 1º, desde a SC-390 entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, na Serra do Rio do Rastro.
Nas fotos que acompanharam a mensagem, o visual é de pedregulhos na pista. Pedras que rolaram das encostas desafiando a atenção dos motoristas. "Seria bacana o pessoal fazer a manutenção", acrescentou o condutor que passava pelo trecho por volta das 8h, fazendo o rumo da subida da Serra.
Governador lançou obra em março
Em 11 de março último, o governador Carlos Moisés entregou o termo de referência que autoriza as obras na rodovia. Esse documento era a base para o lançamento do edital de licitação para obras nas encostas. O investimento, com aval do Ministério do Desenvolvimento Regional, será de R$ 19 milhões.
"O processo de licitação está em andamento, ocorre que os procedimentos da Defesa Civil, que conduz a contratação do serviço, é bem minucioso", explica o coordenador regional de Infraestrutura (antigo Deinfra), Gustavo Taufembach.
Previsão era para o primeiro semestre
A previsão do governador, em março, era de que as obras iniciariam ainda no primeiro semestre, o que não se confirmou. Haverá colocação de telas metálicas e estruturas de concreto em 25 pontos entre Orleans e a Serra do Rio do Rastro. Haverá, ainda, limpeza de canais e bueiros além de remoção de árvores.
A Defesa Civil calcula que, nos últimos 17 meses, houve pelo menos 12 ocorrências de deslizamentos e quedas de pedras e árvores na estrada, além das trincas no concreto da rodovia, que chegou a estar interditada em fevereiro.