Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

As perdas de Criciúma com o atraso do Centro de Inovação

Projeto foi anunciado em 2014, avançou em 2018, mas atualmente está parado

Por Clara Floriano Criciúma, SC, 12/11/2018 - 11:50 Atualizado em 12/11/2018 - 11:53
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em 2014, foi anunciado que Criciúma receberia uma das unidades dos Centros de Inovação implantadas pelo Governo de Santa Catarina. O projeto foi apresentado pelo então secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Paulo Bornhausen. Porém, os criciumenses ainda aguardam a construção do espaço que vai abrigar incubadoras, auditórios e áreas de convivência destinadas aos empreendedores do Extremo Sul.

Neste ano o projeto ganhou capítulos importantes, como a liberação de recursos por parte do Governo do Estado. A obra terá investimentos de R$ 9,5 milhões e deve ficar pronta em 24 meses. O projeto de construção, entretanto, está parado.  Mas o que a região perde sem um Centro de Inovação? Esta é a pergunta feita por muitas pessoas.

“Nós já somos mais atrasados em relação às outras regiões do Estado. Esse atraso fica mais evidente ainda pelo fato de que outras regiões já tem Centros de Inovação. O mercado começa a olhar de forma diferente para essas regiões. Empresários de fora e até destas cidades começam a se movimentar mais em função da instalação de um mecanismo como este”, explica Claiton Pacheco Galdino, diretor de negócios da Plurall Coworking.

Claiton destaca que hoje Santa Catarina é um polo de atração para startups. Mas a região de Criciúma está perdendo para outras regiões do Estado. “Santa Catarina é um lugar para onde as startups estão vindo. Só que Criciúma fica para trás porque não tem atratividade neste sentido”, afirmou.

Para ele a região não só tem potencial inovador, como tem necessidade de investir nele. Claiton destaca que é preciso aproximar as startups das indústrias já existentes no Sul. “É necessário levar a inovação para dentro de indústrias que a gente já tem, para deixa-las mais competitivas e melhores. Quando falamos do cenário de inovação, não é para competir com a indústria local ou ser melhor. É para criar um novo viés de desenvolvimento econômico na região e também potencializar com inovação as indústrias que já existem na região e que muitas vezes estão paradas no tempo”, pontuou.

Lei da Inovação coloca Criciúma em situação de igualdade

A Câmara de Vereadores de Criciúma aprovou no último mês o Projeto nº 078/2018, de autoria do Executivo, que dispões sobre as normas de incentivo às atividades tecnológicas e de inovação realizadas pelas organizações e cidadãos. A chamada Lei da Inovação prevê a criação do Conselho Municipal de Inovação e tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de inovações tecnológicas no município.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito