Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

As raízes italianas se aproximam dos 143 anos em Urussanga

Município fará aniversário de fundação na próxima quarta-feira, 26

Por Paulo Monteiro Urussanga - SC, 23/05/2021 - 13:03 Atualizado em 26/05/2021 - 20:12
Foto: Divulgação / Prefeitura de Urussanga
Foto: Divulgação / Prefeitura de Urussanga

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Terra do bom vinho, da colonização italiana, das festas tradicionais e de restaurantes e pousadas encantadoras. Há anos, Urussanga vem acumulando denominações que fazem da pequena terra, localizada no sul de Santa Catarina, sinônimo de uma boa estada e de ótimas experiências.

Na próxima quarta-feira, 26, o município completará 143 anos de fundação. Mais de um século desde que italianos vindos de Longarone, comuna da província de Belluno, chegaram ao sul do estado e firmaram aqui seus alicerces, construíram suas famílias e implementaram de vez a tradição europeia na cultura catarinense.

Passado tanto tempo, Urussanga segue consagrada como o principal núcleo da colonização italiana do sul de Santa Catarina. E esse fato está explícito em algumas das diversas atrações da cidade, como a gastronomia típica e a produção de vinhos excelentes, assim como a de espumantes com a única indicação de procedência do estado.

E basta caminhar pelo centro da cidade, ou até mesmo pelas áreas rurais e do interior, para perceber em Urussanga muito da Itália. A arquitetura das casas e das igrejas fazem do município uma homenagem à terra itálica.

Não é atoa que Urussanga é detentora do maior e mais expressivo patrimônio histórico e arquitetônico da etnia italiana em Santa Catarina, bem como na preservação da tradição, uso e costumes dos antepassados com a língua italiana, as canções e a alegria das festas culturais.

A importância das raízes

Os anos se passaram, mas a cultura italiana continua sendo a principal marca de Urussanga, que encanta a região com sua tradicionalidade. De acordo com o diretor de Cultura, Névton Vicente Rech Bortolotto, apesar da grande diversidade de culturas que o tempo trouxe, as raízes ainda são muito fortes no município.

“Em nossa sociedade como um todo, por ser uma cidade relativamente pequena, todos esses elementos da nossa herança cultural e tradicional ainda são muito bem preservados e até vivenciados no dia a dia. Isso se reflete, depois, nas festas e manifestações culturais, assim como na própria gastronomia e costumes”, ressaltou o diretor.

De olho no passado para se desenvolver no futuro 

Névton ressalta ainda como a perpetuação da cultura e tradições italianas são importantes para que Urussanga continue crescendo e se desenvolvendo. A gastronomia e arquitetura são fatores essenciais para a economia turística do município, que busca se alçar cada vez mais no decorrer dos anos.

De acordo com o vice-prefeito de Urussanga, Jair Nandi, o município já aprovou o seu plano de turismo, assim como toda a roteirização das atrações. O próximo passo é formatar essas informações para que Urussanga se destaque ainda mais em nível estadual e nacional.

“Urussanga segue focada na melhora da qualidade de vida, mas sempre vinculada à questão da cultura e do turismo, potencializando toda essa riqueza que temos. Temos uma história rica, agora é preciso dar continuidade dentro de um modelo”, pontuou.

Comemorações

A Administração Pública Municipal de Urussanga, através das Diretorias de Cultura e Turismo, elaborou uma singela e especial programação para a comemoração do aniversário de 143 anos do município. Por conta da pandemia da Covid-19, o evento irá acontecer sob regramento de todos os protocolos de segurança de saúde pública, sem aglomerações de pessoas e distanciamento social bem definido, tal qual o uso obrigatório de máscaras.

Uma das ações comemorativas será uma retrospectiva fotográfica, onde 26 banners espalhados pela Praça Anita Garibaldi, vão evidenciar os momentos atuais e manifestações tradicionais, vivindas ao longo dos 143 anos de história da cidade. Os temas vão desde a agricultura à imigração e o turismo na cidade.

Ainda no dia 26 de maio, Urussanga terá o toque da alvorada com a ressoada festiva dos sinos da torre a partir das 9 horas da manhã, também na principal praça da cidade, onde ocorrerá a tradicional cerimônia de Disposição da Corbelia de Flores. O ato será executado pelas autoridades do município e representantes culturais, em memória aos imigrantes italianos colonizadores da cidade.

Já às 15 horas, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição será palco da Santa Missa, cerimônia concelebrada pelos párocos de Urussanga e região e presidida pelo Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach. A celebração será cantada pelo Coral Santa Cecília e, também, por professores da Escola de Música do Município. 

Ao fim da missa, pequenos bolos serão distribuídos aos presentes em um ato de confraternização e compartilhamento da alegria e prosperidade de Urussanga.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito